Conecte-se conosco
imagine_cup_logo

Geral

Conheça os projetos vencedores da Imagine Cup Brasil 2016

Imagine Cup 2016

Imagine Cup 2016

Ontem (28/04) ocorreu a final brasileira da Imagine Cup 2016. O evento é chamado de “Copa do Mundo da Computação” pela organizadora, Microsoft.

Mais de 1600 estudantes de todo o país inscreverem projetos para participar da competição este ano, cuja equipe vencedora ganha o direito de participar da final mundial em Seattle (EUA) e um belo prêmio de 50 mil dólares.

A cerimônia realizada em Belo Horizonte foi apresentada pelo youtuber Lucas Rangel e teve como uma das convidadas a presidente da Microsoft no Brasil, Paula Bellizia.

Mas vamos ao que interessa: as equipes ganhadores nas três categorias Games, Inovação e Cidadania e seus respectivos projetos.

INOVAÇÃO

  • Projeto: WitBox
  • Participantes: Lucas Casagrande, Alexandre Viebrantz e Eduardo Garcia
  • Instituição: UNISOCIESC – Joinville/SC

A equipe de Joinville apresentou a WitBox, uma “caixa-preta para automóveis”. O dispositivo registra dados do veículo como velocidade, rotações do motor, estado dos freios e geolocalização.

Em caso de acidente, estas informações podem ser utilizadas pela equipe de perícia para esclarecer as circunstâncias em torno do imprevisto.

A caixa-preta também pode enviar alertas para o smartphone do dono do carro quando algum tipo problema é detectado.

Os estudantes apontaram o mercado de seguros como potencial interessado em investir neste tipo de equipamento, uma vez que o trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, onde ocorrem milhares de acidentes todos os anos.

GAMES

  • Projeto: Sonho de Jequi
  • Participantes: Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso, Ramon Coelho de Souza e Daniel Sanabria
  • Instituição: PUC-MG

O game educativo Sonho de Jequi, recomendado para crianças de 5 a 10 anos, insere o jogador no Vale do Jequitinhonha, região de Minas Gerais onde 47% da população ainda vive em condição de miséria, segundo o IBGE.

O principal objetivo do game é coletar água para aliviar a seca enfrentada pela população do Vale. O estilo visual, em aquarela, é uma referência ao artesanato local.

Ao final de cada fase é apresentada uma imagem real da situação nesta parte do país e o jogador é convidado a fazer uma doação que será revertida para a construção de cisternas e à ONG Cáritas Diocesana Araçuaí.

CIDADANIA

  • Projeto: Bridge
  • Participantes: Lucas Magon e Talita Dias
  • Instituição: USP

Desenvolvido há três anos e testado por mais de mil pessoas, o Bridge é um sistema que utiliza jogos para estimular crianças com limitações motoras e cognitivas com a realização de pequenos movimentos.

A ideia do projeto é tornar a fisioterapia mais acessível e divertida para estes pacientes, o que também torna o processo de recuperação mais ágil. Além dos próprios pacientes, o sistema beneficiaria clínicas, hospitais e universidades.

O Bridge também foi o ganhador da categoria Voto Popular.

Ao todo, mais de 200 mil brasileiros já participaram do evento nos últimos 14 anos, incluindo o grande vencedor da Imagine Cup 2015, o projeto E-FitFashion, da USP.

Fontes: Microsoft Brasil, Exame

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top