Conecte-se conosco
Mercedes-Benz-S500-Intelligent-Drive-4

Ciência e Tecnologia

Conheça o S500 Intelligent Drive, protótipo de carro autônomo da Mercedes Benz

O que parecia impensável, ou apenas parte do imagiário dos autores de ficção científica, acaba de chegar mais perto da realidade.Os engenheiros da Merdeces Benz levaram á sério a idéia de um veículo que “dirige sozinho”. Usando como base o luxuoso sedã S500, a equipe comandada pelo chefe de Engenharia de Produtos, Eberhard Kaus, desenvolver o protótipo batizado de S500 Intelligent Drive.

 

O que parecia impensável, ou apenas parte do imagiário dos autores de ficção científica, acaba de chegar mais perto da realidade: os engenheiros da Merdeces Benz levaram à sério a idéia de um veículo que “dirige sozinho”. Usando como base o luxuoso sedã S500, a equipe comandada pelo chefe de Engenharia de Produtos, Eberhard Kaus, desenvolveu o protótipo batizado de S500 Intelligent Drive.

Em 1888, Bertha Benz, esposa do fundador da marca, Karl Benz, percorreu incríveis 100km entre as cidades de MannheimPforzheim, façanha sem precedentes para a época. Fazendo algo não menos incrível, exatamente 125 anos depois, só que dessa vez a bordo de um veículo autônomo, a equipe de Kaus conseguiu refazer com sucesso esse histórico percurso.

Mercedes-Benz-S500-Intelligent-Drive-4

A equipe usou tecnologia de ponta, como avançados sensores e câmeras apontados para todas as direções, sistema de navegação via satélite, entre outros. Com isso, a Mercedes pretende  “pavimentar a estrada para o sucesso mundial” do emprego  de novos conceitos e tecnologias automotivas, assim como fez 125 anos antes.

Durante esse percurso, o veículo conseguiu trafegar com segurança tanto no perímetro urbano quanto em rodovias. No trajeto, o sistema computadorizado foi capaz de frear automaticamente para pedestres, desviar de obstáculos, parar em semáforos e manter distanciamento seguro nas faixas de trânsito das rodovias. Tudo isso pode ser observado nesse vídeo:

 

A principal proposta da equipe é a prevenção de acidentes,  já que o sistema é capaz de prever e reagir a diversas situações de perigo e até mesmo evitar acidentes. Mas há também a preocupação com o conforto, já que o “motorista” poderá até mesmo ler, ou assistir um vídeo despreocupadamente, enquanto o carro cuidará de tudo.

O S500 foi equipado com uma “câmera estéreo”, que provê uma visão chamada de 6D, que pode enxergar 50 metros à frente do veículo e ter percepção espacial de até 500 metros.

 

 

Carros à frente ou em cruzamentos, pedestres, sinais de trânsito, sinalização de pista, obstáculos á longa distancia: nada parece passar despercebido por esse avançado conjunto de câmeras e radares. No futuro, quando mais veículos possuírem sistema parecidos, será possível interligá-los, para maior segurança e fornecer  informações de tráfego em tempo real.

 

 

O que pouca gente sabe é que já existem diversos veículos que contam com algumas dessas tecnologias embarcadas, principalmente na área de segurança passiva, inclusive o Mercedes S500 original. É claro que se trata de veículos de luxo caríssimos para a maioria de nós, mas esperamos que essas inovações tecnológicas em breve estejam disponíveis em veículos mais populares.

Projetos desse tipo não são exclusividade da Mercedes, pois até mesmo até o Google recentemente já andou trilhando por esses caminhos, com o seu carro autônomo. Tudo indica que, num futuro próximo, veículos autônomos trafegando pelas nossas ruas e estradas.

E você, caro leitor, teria coragem de andar num carro sem motorista?!

Fonte e Imagens: Mercedes Benz

Analista de Suporte em TI, entusiasta da tecnologia, principalmante sistemas móveis. Usuário de tecnologia móvel desde as agendas eletrônicas, Palmtops e Walkmans.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top