Conecte-se conosco
Cortana para o Windows 10 chegará ao Brasil ainda em 2015

Microsoft

Cortana para o Windows 10 chegará ao Brasil ainda em 2015

Veja informações sobre a chegada da Cortana ao Brasil (no Windows 10), e entenda como foi o processo de adaptação da assistente pessoal da Microsoft em diversos países.

Cortana para o Windows 10 chegará ao Brasil ainda em 2015

A Microsoft Brasil confirmou que a Cortana, assistente pessoal presente no Windows 10 e em smartphones e tablets da empresa, começará a funcionar em computadores com o sistema atualizado ainda este ano.

Veja o anúncio oficial, encaminhado por Marcus Ash, Group Program Manager da Cortana:

“Nossas equipes em Redmond têm trabalhado arduamente no lançamento do Windows 10. Para a minha equipe, isso significa construir a primeira assistente pessoal digital verdadeiramente significativa para as pessoas. Como Group Program Manager da Cortana, estou animado em compartilhar nossos planos para entrada em novos mercados ainda este ano e oferecer alguns detalhes de bastidores sobre o que é preciso para proporcionar uma experiência única e pessoal para pessoas de todo o mundo.

Lançamento oficial

Como já anunciado, em 29 de julho, a Cortana vai estrear no Windows 10 em sete países: EUA, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha. E hoje, ficamos felizes em dizer que, nos próximos meses, a Cortana estará também disponível para clientes que fazem parte do programa Windows Insiders no Japão e na Austrália e, em Inglês, no Canadá e Índia. Ainda em 2015, ela também estará disponível para Windows Insiders no Brasil e no México e, em francês, no Canadá.

A Cortana é a assistente digital pessoal da Microsoft projetada para ajudar você a gerenciar sua vida com rapidez e eficácia utilizando o Windows 10 no PC, tablet e telefone. Projetar uma assistente pessoal inteligente para novos mercados requer abandonar a filosofia do “um modelo para tudo” e, em vez disso, abraçar a customização local que leva em conta o que é importante em cada país, para cada cultura.

O desenvolvimento da Cortana para novos mercados

É realmente um processo fascinante ver a Cortana evoluir para cada mercado. Abordamos extensos grupos de pessoas que responderam, “o que é importante em uma assistente pessoal neste mercado?”. Com base nos resultados de pesquisa, montamos uma talentosa equipe local de escritores criativos, editores, programadores e locutores para construir uma experiência relevante e personalizada.

 A voz é cuidadosamente considerada para cada mercado. Por exemplo, no mercado chinês, o feedback foi de uma assistente pessoal cuja voz parecia que ela estava sorrindo. No Reino Unido, os clientes descreveram sua assistente pessoal como uma “Rosa Inglesa”, que pode ser traduzida como uma voz que soa tranquila, com um pouco de falsa modéstia. Em cada mercado, vamos nos concentrar em determinados atributos-chave que nos ajudem a encontrar a voz certa para Cortana.

A Cortana é personalizada para refletir os padrões de linguagem, expressões idiomáticas e falas locais de cada país. Nós criamos a personalidade local da Cortana com base em insights sobre cada cultura e, ao mesmo tempo, permanecemos fiéis aos princípios fundamentais que são universais a todos os mercados: Cortana é positiva, confiante, inteligente e transparente.

 O que é importante sobre este trabalho é que a principal função da Cortana é ajudar cada indivíduo a completar tarefas. Fazemos uma extensa pesquisa em cada mercado para identificar os modelos de idiomas locais para o entendimento da Cortana. Também garantimos que ela se adapte às necessidades do mercado. Por exemplo, na China, entendemos o quão importante é a qualidade do ar para os moradores e, por isso, parte do trabalho da Cortana é monitorar os dados sobre a qualidade do ar e proporcionar ativamente essa informação para clientes naquele país.

Personalidade da Cortana, ligada localmente

Nossa pesquisa mostrou que aspectos da personalidade, tais como humor, cordialidade e abordagem à identidade nacional soam de forma diferente em locais lugares.

Por exemplo, a Cortana entende muito bem que no Reino Unido as pessoas valorizam o humor autodepreciativo, seco e irônico e que esses são traços que filtram sutilmente sua personalidade. Por isso, ela usa uma espécie de sarcasmo divertido em suas respostas – desde que ela sinta que você está brincando.

Na Itália, a Cortana tem orgulho da identidade nacional. A Cortana, portanto, vai usar palavras como “nosso” nas respostas e até mesmo irá entoar o hino nacional quando solicitada para cantar uma canção.

A Cortana também está ciente de referências culturais importantes em cada mercado. Na França, ela celebra o Festival de Cannes. No Canadá, a Cortana gosta de hóquei, e na Índia, a Cortana celebra a estrela de Críquete e herói nacional Sachin Tendulkar.

 A personalidade local da Cortana é especialmente evidente em perguntas comuns. “Você sonha?”, “Conte-me uma piada” e “Conte-me uma história”, por exemplo, são questões que trazem respostas deliciosamente relevantes em todos os mercados.

Estamos muito contentes em compartilhar essa expansão com você e por poder te convidar a experimentar como a Cortana abraça a missão de ser uma assistente digital verdadeiramente pessoal em diferentes partes do mundo. Nosso objetivo com a Cortana é entregar uma assistente culturalmente relevante, acessível e útil como parte de uma grande experiência do Windows 10 em diferentes dispositivos.”

Windows 10 Cortana Brasil

Basta dizer “Oi Cortana”, e fazer sua pergunta.

Não foi repassada uma data oficial de ativação dos serviços da Cortana para o Brasil. No entanto, os primeiros usuários que serão chamados a testá-la são os participantes do programa Windows Insider. Para se cadastrar e participar do programa, visite este link.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Microsoft

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top