Conecte-se conosco
Cover Algorithm

Android

Cover Algorithm: Ligue e Desligue a Tela Automaticamente

Inovador aplicativo Android para ligar e desligar automaticamente a tela usando vários sensores do dispositivo, com muitas configurações disponíveis. Veja os testes realizados, as vantagens e os problemas encontrados.

Cover Algorithm

Quando a Samsung trouxe no Galaxy S3 a função denominada Smart Stay, passei vários dias caçando no Google Play aplicativos para esta tarefa, até que me toquei que manter a tela ligada enquanto olho pra ela não era o recurso que mais queria. Então pensei: e se o celular pudesse ligar e desligar a tela automaticamente de acordo com a situação? Sim, isso sim era o que eu buscava!

Procurei esta funcionalidade por algum tempo, sem sucesso. Parecia algo impossível de virar realidade, visto que teoricamente dependeria de verificação do ambiente através da câmera frontal, sensor de proximidade, sensor de luminosidade, etc. Este tipo de verificação constante seria um vilão terrível à bateria.

Quando já havia até me esquecido deste tema, vi o anúncio do Cover Algorithm do desenvolvedor Akshay Chordiya no fórum da comunidade de desenvolvedores XDA Developers. Eis a descrição oficial do aplicativo, segundo o desenvolvedor:

O mais inovador aplicativo para Bloquear e Desbloquear seu aparelho. Ele usa vários sensores de seu dispositivo, como sensor de Proximidade, Luminosidade, Acelerômetro, Magnético, dependendo de qual combinação você escolher e da disponibilidade em seu aparelho. Através deles, o aplicativo determina quando desligar ou ligar o dispositivo usando alguns algorítimos especiais.

Me empolguei com a descrição, resolvi baixar e testar por um tempo.

Primeiras Impressões

O aplicativo inicia pela primeira vez em telas de boas-vindas, com explicações sobre as diversas formas de configura-lo. Como pode ser observado pela imagem a seguir, ainda não está traduzido, estando totalmente em inglês.

Telas Iniciais do Cover Algorithm

A tela exibida na imagem acima à esquerda mostra essas boas-vindas ao Cover Algorithm e explica que o gesto de swype para os lados vai exibindo as próximas explicações, como já é comum em diversos aplicativos e favorece a usabilidade. A tela na imagem acima à direita demonstra qual é o início padrão do app nas utilizações posteriores: um grande botão para iniciar/parar o serviço que executa os algorítimos citados, abaixo dele um grande botão que leva às diversas configurações (as quais falarei mais posteriormente), botões menores pra ativar outros recursos, dentre eles o importantíssimo Activate Administrator (sem esta opção ligada, o aplicativo não tem permissão para manipular o desbloqueio da tela) e, por último, o grande botão para desinstalar o aplicativo, no mínimo curioso. Parece que o desenvolvedor não tinha mais nada pra colocar ali e pôs qualquer coisa.

Pois bem, a primeira impressão foi desanimadora. Você provavelmente espera que tudo funcione logo de cara, mas não foi isso que presenciei. Aparentemente, o Cover Algorithm foi desenvolvido tendo em mente aqueles que usam capinhas com tampas que se fecham sobre a tela e, neste caso, deve funcionar bem logo de primeira. Mas no meu caso (e acredito que de muita gente), o celular fica livre, leve e solto no nosso bolso (ou bolsa, no caso das mulheres). Então, não dá pra continuar usando antes de configurar melhor.

Configuração Essencial

Confesso que fiquei absolutamente perdido nas primeiras tentativas de configuração. Mas dentro do menu Control Panel, estão as configurações realmente relevantes. Não precisei modificar nada em Advance Panel e consegui obter um resultado que me deixou relativamente satisfeito.

Configurações do Cover Algorithm

O mais importante pra mim, em meu Galaxy Nexus sem películas ou capas, foi desativar o algorítimo denominado Split Cover Mode e ativar o Fuse: Shake + Proximity (Best) em Pocket Mode. Como o nome indica, é o melhor algorítimo mesmo (pra meu caso, pelo menos) e me espantou ver que não era o padrão e que tive que ficar testando um por um até chegar nesse.

Mas aí ficou legal. Ao levar o celular para o bolso, ele apaga a tela automaticamente. As vezes apaga e reacende rapidamente, enquanto levo ele pra dentro do bolso (acredito que pelo movimento), mas o importante é que apaga de vez quando chega lá. E logo que retiro, acende sozinho e fica esperando na tela de desbloqueio. Isto por que uso desbloqueio com senha, se fosse a tela de desbloqueio padrão “sem segurança”, o próprio aplicativo poderia pulá-la e ir direto pra home screen do seu Android.

Configurações Problemáticas

Essa é a parte chata: algumas configurações do Cover Algorithm, que inclusive eu queria muito usar, não funcionaram. Claro, é um aplicativo novo e pode não ter sido testado em meu aparelho pelo desenvolvedor, ou até pela ROM customizada que uso (MIUI V5). São muitas variáveis, mas o fato é que deixou lacunas com falhas.

Configurações Problemáticas no Cover Algorithm

Na imagem acima à esquerda, visualiza-se a interessante e importante opção No Call Interference, para que durante uma chamada o aplicativo não interfira acendendo e apagando a tela que nem louco ao movimentar a mão para atender a ligação, ao mover o aparelho para a orelha e ao tirá-lo de lá no fim da chamada. Seria ótimo se tivesse funcionado, mas não funcionou e o aplicativo realmente atrapalhou. Não impediu totalmente fazer ou receber ligações, mas incomodou muito.

Já na imagem à direita, observa-se a ótima opção Keep the Screen ON, afinal pra que iríamos querer outro aplicativo pra fazer o papel de manter a tela ligada enquanto estamos olhando pra ela? Com isso, este aplicativo supriria totalmente o desejo que descrevi no início deste post. Legal se também estivesse funcionado, mas não deu certo. Em 15 segundos (meu tempo de inatividade de tela), ela esmaece e desliga como se nada estivesse interferindo, sinal que o aplicativo não fez seu papel.

Considerações Finais

Resumindo, meu veredicto é: gostei do aplicativo e vou mantê-lo, pelo menos aguardando as próximas versões. O desenvolvedor já anunciou que pretende lançar uma versão paga em breve. Então vou ficar em cima pra ver se tudo que desejo é corrigido enquanto isso, para comprar se realmente valer a pena.

Indico a todos que testem e reportem nos comentários se funcionou tudo ou não, e qual configuração escolheu. Pode usar sem medo, pois após dois dias testando, percebi que não impactou no uso de bateria! Ele não manteve a CPU ativa pra funcionar e, sinceramente, não sei qual o milagre que o desenvolvedor fez, mas ele mantém os sensores funcionando sem precisar da CPU e sem interferir praticamente em nada na bateria. Quanto a isso, perfeito!

Pronto pra colocar a mão na massa? Baixe pelo Google Play e comente aqui tudo que achou sobre este aplicativo que tem muito potencial pra agilizar nosso acesso ao aparelho e manter saudável nosso botão de acender e apagar a tela.

Acompanhe também a thread original (em inglês) para ficar por dentro dos planos do desenvolvedor para o futuro desta versão gratuita e o que esperar da versão paga.

Professor na área de Engenharia de Software com enfoque em Desenvolvimento Web e Mobile. Mestre em Engenharia de Produção e Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação. Louco por tecnologia de maneira geral, principalmente sobre as plataformas Android e Windows. Grande apreciador de Games nas horas vagas.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top