Androidpit facebook icon

Nova versão do site móvel do Facebook entrega experiência similar ao app

Avatar de william r. Plaza
O Facebook está testando uma nova forma de apresentação da versão móvel da rede social. A experiência se assemelha ao que é encontrado no app nativo.

Ter diversos aplicativos instalados no celular já parece uma coisa do passado. Isso porque alguns sites como o Facebook, estão testando o que é chamado como Progressive Web Apps, que significa trazer diversos elementos de apps nativos durante a experiência de navegação para a versão do serviço acessada por um browser. Assim, a versão mobile da rede social recebeu algumas mudanças em sua versão de navegador.

Uma nova forma de fidelizar o usuário ao Facebook

Ainda em fase de testes, o Facebook está adotando uma versão do site seguindo esse padrão do Progressive Web Apps (PWP). Nesse formato, o acesso à rede social por um dispositivo móvel fica bem parecido com a experiência entregue pelo app.

Essa nova versão ainda não está disponível para todos. No Brasil, por exemplo, parece que ainda não está disponível. Para algumas pessoas nos Estados Unidos, entretanto, assim que o acesso ao Facebook é feito pelo navegador de um dispositivo móvel, uma notificação surge perguntando se o usuário deseja adicionar o Facebook à sua tela inicial.

Porém, não estamos falando de um simples atalho para uma nova guia do navegador que dará acesso direto ao Facebook mobile, e sim da versão PWA da rede social.

Facebook
Versão PWA do Facebook

Depois de adicionado e feito o acesso, fica claro que estamos diante de praticamente um aplicativo. A usabilidade fica bem mais próxima à do app nativo. É bom frisar que o processo ainda está na fase de testes, então refinamentos serão aplicados para aproximar ainda mais o site móvel ao app.

Facebook
Na esquerda o ícone de um atalho para que o site do Facebook seja aberto em uma nova guia do Chrome. Na direita a versão PWA

Um case de sucesso seguindo essa mesma linha, envolvendo também uma rede social, é o Pinterest. Esse site que é pautado em fotografias, adotou o PWA e o saldo já é bem positivo: aumento de 156% no número de visitas ao site, e a versão PWP já é a principal fonte de cadastro para novos usuários na plataforma.

Na versão PWP do Pinterest, os seguintes elementos de apps nativos foram adotados:

  • Ícone adicionado na tela inicial do aparelho
  • Notificação em push
  • Carregar páginas mesmo sem conexão

Qual a sua opinião sobre essa nova abordagem que o Facebook está implementando e que o Pinterest já vem adotando? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte(s): Android Police

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Comentários estão fechados.

Posts Relacionados