Conecte-se conosco
26-filevault02

Apple

Criando uma imagem de disco criptografada no Mac OS X

Segurança da informação costumava ser apenas um jargão usado no mundo de TI por administradores de sistemas e analistas de suporte. Hoje, esta passou a ser uma necessidade muito mais próxima de nós usuários, que queremos manter nossos dados à salvo, não somente fazendo o tradicional backup, mas também aproveitando novos recursos avançados de segurança como a criptografia de disco…

Segurança da informação costumava ser apenas um jargão usado no mundo de TI por administradores de sistemas e analistas de suporte. Hoje, esta passou a ser uma necessidade muito mais próxima de nós usuários, que queremos manter nossos dados à salvo, não somente fazendo o tradicional backup, mas também aproveitando novos recursos avançados de segurança como a criptografia de disco.

No Mac OS X, por exemplo, existe um recurso no qual você cria uma imagem de disco “virtual” criptografada, salvando arquivos importantes e mantê-los longe de “bisbilhoteiros”.

Para esta tarefa, precisaremos do Utilitário de Disco, que se encontra em Finder > Aplicativos > Utilitários > Utilitário de Disco. Se você já usa o Mac OS Lion, pode encontrá-lo mais facilmente através do Launchpad.

Após um duplo clique, escolha a  Nova Imagem.

Dê um nome a sua imagem. No exemplo, eu a chamei de ShowMeTech, salvei na Mesa (Desktop), com um tamanho de 100MB e escolhi a criptografia recomendada. As outras opções, recomendo deixar no padrão. Ao clicar em Criar, defina a senha para proteger seus arquivos. Eu recomendo deixar a caixa de seleção  “Recordar a senha nas chaves” desmarcada, para sua senha não ficar salva no sistema.

Feito isso, você verá a imagem criada em sua Mesa.

Com um duplo clique, será requerida a senha que você acabou de criar, para que liberar o acesso à unidade.

Como você pode ver, sua imagem de disco está montada como se fosse um pendrive ou HD externo, em dispositivos, mostrado no Finder.

Pronto! Agora você pode salvar seus documentos privados, fotos e o que mais quiser dentro do seu novo “Disco Virtual” e, quando não quiser mais usá-lo, basta ejetar, como faria com um pendrive ou HD externo.

Atualmente Analista de Suporte Linux no Governo do Estado de Sergipe, Apple Evangelist de carteirinha, em minha coleção existem vários brinquedinhos vindos da poderosa Maçã. Pai e esposo dedicado e amante da velha guarda do Rock N' Roll.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top