Connect with us

Computadores

Cuidado: promessa de Whatsapp gratuito para PC é golpe (Atualizado)

Um e-mail que vem circulando pelo país com a promessa de WhatsApp gratuito para PC é golpe de cibercriminosos para roubar informações e senhas de banco.

Promessa de WhatsApp para PC é golpe

E-mail enviado com o link para o download do suporto aplicativo do WhatsApp

Um novo golpe online está circulando na rede brasileira. Trata-se de um e-mail, supostamente do WhatsApp, que promete o uso do aplicativo de mensagens instantâneas para o PC. Na prática, o objetivo é instalar um Trojan (Cavalo de Tróia) na máquina dos usuários, voltado a roubar informações bancárias pessoais.

O e-mail utilizado pelos cibercriminosos oferece de forma gratuita o WhatsApp para PCs e sugere que o usuário baixe o aplicativo em um link (conforme imagem acima). O laboratório da ESET identificou que o suposto arquivo executável – chamado “Whatsapp” – é um código malicioso.

Programa usado pelo cibercriminosos para roubar os dados

Uma vez executado, o sistema descarrega outro código malicioso: Win32/Spy.Banker.AALL. Trata-se de um Trojan capaz de roubar informações pessoais, especificamente, relacionadas a dados bancários. Segundo os especialistas da ESET, os levantamentos demonstram que centenas de pessoas já foram infectadas pelo malware.

Para Raphael Labaca Castro – Coordenador de Awareness & Research da ESET América Latina, os usuários precisam ficar atentos para não cair nesse tipo de golpe. “Se a proposta é muito boa, pouco usual ou duvidosa, é conveniente desconfiar antes de dar o clique e verificar se a informação é verídica”, alerta.

O aplicativo WhatsApp somente pode ser usado oficialmente em smartphones (iPhone, BlackBerry, Android e Windows Phone).

Caso você tenha recebido este email, uma forma de ajudar a tirá-lo do ar é denunciando tanto o email quanto seu conteúdo como spam. A Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, mantido pelo Comitê Gestor de Internet), através do site AntiSpam tem uma ótima cartilha informando exatamente o que tem que ser feito!

 ATUALIZAÇÃO (13hrs)

Recebemos a informação de que esse golpe também está sendo espalhado através do Facebook. Caso você veja essas informações publicadas na rede social, você pode denunciar tanto o perfil quanto a página como spam, ajudando também a tirar este golpe do ar!

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top