Conecte-se conosco

Aplicativos

Deixe o visual do Windows 8.1 mais próximo ao do Windows 7

A Microsoft se esforçou para tornar o Windows 8.1 mais amigável ao mouse e teclado dos PCs tradicionais. Se você ainda não se convenceu, confira essas dicas.

Win8.1_5ROW_StartScreen_GA_BR

Esta semana a Microsoft liberou a atualização 8.1 para todos os usuários do seu sistema operacional Windows 8. Esta versão trouxe diversas melhorias na interação do sistema, seja via toque ou mouse e teclado. Porém, muitos usuários ainda se ressentem das mudanças visuais bruscas introduzidas no Windows 8 e querem utilizar apenas a boa (?) e velha Área de Trabalho para suas atividades.

A Microsoft ouviu esse clamor e embora não permita eliminar completamente a nova interface (chamada de Metro* ou Modern), introduziu opções no Windows 8.1 que possibilitam evitar ao máximo o uso dela. Baseado no guia preparado pelo jornalista Ed Bott, do portal americano ZDNet, o SMT traz dicas pra deixar seu Windows 8.1 mais parecido com o Windows 7.

Desinstale aplicativos Metro: a nova interface do Windows traz uma série de aplicativos interessantes como Mail, Calendário, Pessoas, Viagens, etc. Mas se o seu objetivo é se livrar do Metro, desinstale-os. Basta clicar com o botão direito sobre eles e selecionar “Desinstalar”.

desinstalar_metro_apps

Esconda a Tela Inicial e os live tiles: Se você não pretende usar os live tiles, aqueles ícones quadrados, coloridos e animados que exibem notificações e informações em tempo-real na Tela Inicial, há uma maneira de ignorá-los e exibir diretamente a lista de aplicativos e ainda manter o papel de parede, suavizando a experiência. Clique com o botão direito na barra de tarefas da Área de trabalho e selecione Propriedades. Na aba “Navegação” marque as opções conforme a imagem abaixo.

 propriedades_iniciar

Adicione seus programas favoritos na barra de tarefas: Na tela de Aplicativos, selecione os que você deseja usar na Área de trabalho e clique em “Fixar na barra de tarefas” pra que eles fiquem disponíveis como no Windows 7.

add_barra_tarefas

Escolha os programas padrão para cada atividade: Após ser instalado, o Windows 8.1 irá usar como padrão os aplicativos Metro como Fotos, Vídeo e Música para reproduzir os arquivos de imagem, áudio, links, etc. Para mudar isto, abra “Configurações do computador” (um ícone roxo na tela com todos os aplicativos) e selecione Pesquisar e aplicativos > Padrões. Nesta tela, opte pelos velhos conhecidos Visualizador de imagens do Windows e Windows Media Player, além do seu navegador predileto.

programas_padrao

Após executar estas alterações, seu Windows estará muito mais parecido com o que era antigamente. Embora estas configurações possam tornar seu uso mais familiar, não deixe de conferir as novidades que o Windows 8.1 traz. Os aplicativos pré-instalados, assim como os disponíveis na Loja estão amadurecendo e se tornando mais atraentes, incluindo os games, e em breve os programas convencionais começarão a ser abandonados. Vale a pena explorar o que este novo sistema tem a oferecer.

*A Microsoft abandonou o uso do termo “Metro” por motivos de copyright, mas o nome ainda é amplamente utilizado na imprensa de tecnologia porque a alternativa apresentada, “Modern”, é considerada genérica e desconhecida.

Fonte: The Metro hater’s guide to Windows 8.1

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top