Conecte-se conosco
Site Seguro Norton

Geral

Verifique se um link ou website está contaminado com vírus ou malwares

Existem ferramentas online que se dispõem ao trabalho de avaliar determinados links, confirmando se eles podem ou não ser clicados. Diferente dos programas de anti-vírus tradicionais, elas facilitam a vida do usuário por dispensar a instalação no computador ou smartphone…

Site Seguro Norton

Via de regra, sabe-se que nunca devemos abrir links de sites inseridos em emails de remetentes desconhecidos. Eles costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador.

Mesmo assim, existem certos vírus que invadem computadores, contas de emails e até perfis de redes sociais, fazendo com que cópias do “link malicioso” sejam enviadas automaticamente para todos os contatos salvos na conta do usuário. Com isso, fica difícil definir se um link enviado por um amigo ou parente também deve ser evitado.

Para essas situações, existem ferramentas online que se dispõem ao trabalho de avaliar determinados links, confirmando se eles podem ou não ser clicados. Diferente dos programas de anti-vírus tradicionais, elas facilitam a vida do usuário por dispensar a instalação no computador ou smartphone.

Porém, ao testá-las, notamos que a maioria não é bem sucedida no que promete. Como exemplo, usamos um link malicioso que vem sendo compartilhado por usuários do Twitter, e foi reconhecido como como inseguro pelo programa de anti-vírus Avast 8 (disponível para PCs com Windows). Veja abaixo os resultados:

1. Norton Safe Search

Para usá-la, copie o link suspeito do email ou rede social e acesse safeweb.norton.com. Em seguida, cole-o no campo indicado e clique no ícone em forma de “lupa” (ou pressione a tecla “Enter”). O Norton Safe Web irá então exibir todas as informações fornecidas pelos usuários e também seus possíveis comentários sobre o link.

2. AVG ThreatLabs

Para usá-la, copie o link suspeito do email ou rede social e acesse www.avgthreatlabs.com. Em seguida, cole-o no campo indicado e pressione a tecla “Enter”.

3. McAfee SiteAdvisor

Para usá-la, copie o link suspeito do email ou rede social e acesse www.siteadvisor.com. Em seguida, cole-o no campo indicado e pressione a tecla “Enter”.

4. Online Link Scan

Esta ferramenta tem a vantagem de pesquisar diversas outras em busca de informações sobre links maliciosos, fazendo um trabalho mais completo de pesquisa. Para usá-la, copie o link suspeito do email ou rede social e acesse onlinelinkscan.com. Em seguida, cole-o no campo indicado e pressione a tecla “Enter”.

5. Google Safe Browsing

Para usar a ferramenta do Google, é necessário um pouco mais de trabalho. Porém, o resultado compensa: complete o link da ferramenta, digitando o link suspeito ao final, como fizemos com o teste do link do Showmetech (http://google.com/safebrowsing/diagnostic?site=showmetech.com.br). Em seguida, cole-o na barra de endereços de qualquer navegador de internet e pressione a tecla “Enter”.

6. Sucuri Site Check

Para usar a ferramenta Sucuri Site Check, basta visitar o link http://sitecheck.sucuri.net, e digitar o endereço do link ou website suspeito. A ferramenta então se encarrega de fazer uma verificação completa do link.

Recomendação do SMT:

Após nossos testes, as ferramentas Google Safe Browsing Sucuri Site Check foram consideradas as mais eficientes em detectar vírus e malwares provindos de links suspeitos. Sendo assim, são as mais recomendadas pelo Showmetech.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top