Conecte-se conosco
Cyanogen-Inc

Android

Desenvolvedor critica interesses da Cyanogen Inc.

Nem tudo parecem ser flores no surgimento da Cyanogen Inc.! O quanto isto é bom para a comunidade Android? O que você acha da CyanogenMod saindo do underground para ser apenas mais uma ROM comercial?

Cyanogen-Inc

Enquanto muitos comemoravam o surgimento da Cyanogen Inc. e a possibilidade de ter um aparelho rodando o CyanogenMod nativo, um importante desenvolvedor de aplicativos resolveu revelar um lado menos glamoroso da história.

Guillaume Lesniak (@xplodwild no XDA-Developers), desenvolvedor do aplicativo de câmera Focal que fazia parte do pacote de aplicações mais recentes das ROMs CyanogenMod, foi o primeiro a se desligar do quadro de desenvolvedores da empresa e levar consigo o aplicativo que agora é distribuído de forma independente e gratuita na Play Store.

Lesniak explicou os motivos em uma longa publicação no perfil dele no Google Plus. O desenvolvedor afirma que os interesses da Cyanogen Inc. são puramente comerciais e a empresa iria lucrar com o trabalho de terceiros em projetos feitos com outros propósitos, muitos criados por hobby. Projetos, aliás, que  possuem a licença GPL que se baseia na permissão para se executar o programa para qualquer propósito. A licença permite ainda a adaptação do aplicativo de acordo com as necessidades através de um código-fonte acessível e com cópias liberadas. O GPL propicia também ao usuária liberdade para aperfeiçoar o aplicativo.

A revolta Guillaume Lesniak cresceu quando ele foi procurado por Steve Kondik e Koushik Dutta, dirigentes da Cyanogen Inc. Eles queriam que fosse feita uma licença comercial para o app Focal que seria comercializado com a ROM. Assim, eles teriam mais autonomia para modificar o aplicativo e mantê-lo protegido, premissas que fazem parte dos requisitos do CTS Google (Compatibility Test Suite). A Cyanogen Inc. terá de seguir estas regras após o lançamento do Oppo N1, aparelho que já vem de fábrica com a ROM CyanogenMod nativa e que poderá ser personalizado pelas operadoras telefonia celular.

Considerando as adaptações das ROMs CyanogenMod para seguir as diretrizes da Cyanogen Inc. e seguir os requisitos do CTS Google, a função “Configurações Avançadas” (Advanced Settings) desapareceu das versões mais recentes da ROM, assim como a opção de salvar para o SD externo (nem mesmo o aplicativo da câmera consegue salvar as imagens no SD externo). O acesso root também deverá ser completamente removido nas próximas versões da ROM, mas poderá ser baixado como pacote separado caso o usuário deseje.

O quanto isto é bom para a comunidade Android? O que você acha da CyanogenMod sair do mundo underground para ser apenas mais uma ROM comercial?

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top