Conecte-se conosco
Dia Mundial da Internet Segura: saiba os riscos de navegar na rede

Ciência e Tecnologia

Dia Mundial da Internet Segura: saiba os riscos de navegar na rede

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Internet Segura, uma iniciativa para conscientizar os usuários da importância de se proteger na rede.

Dia Mundial da Internet Segura: saiba os riscos de navegar na rede

Cada vez mais pessoas estão conectadas através da internet. O número cada vez maior de usuários também virou um chamariz para os criminosos cibernéticos. Tanto que hoje é comemorado o Dia Mundial da Internet Segura, uma iniciativa para conscientizar os usuários da importância de se proteger na rede mundial de computadores.

Adotar um comportamento seguro é fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Desconfie sempre de e-mails com promoções muito vantajosas ou que seja preciso fazer o download de um arquivo. Muitas vezes, hackers enviam mensagens com programas maliciosos anexados que, caso abertos, são capazes de roubar os dados contidos no computador ou até mesmo estragar a máquina. Manter um antivírus atualizado também é importante.

A ESET – empresa que monitora ameaças online – preparou um levantamento com as principais estatísticas sobre a preocupação dos usuários da América Latina em relação à privacidade. O objetivo é conscientizar os internautas para os perigos e ameaças a que estão expostos e sugerir uma mudança na postura em relação à navegação na internet.

Abaixo, seguem alguns dados estatísticos entre internautas da região:

  • 90% dos usuários consideram que terceiros podem acessar suas informações na nuvem
  • 88% dos entrevistados perderam informações pessoais por falta de backup
  • 82% dos usuários perderam dados importantes por quebra ou roubo do equipamento
  • 74% dos usuários de dispositivos móveis não possuem cópias de segurança de suas informações
  • 64% dos usuários desconhecem o que é autenticação dupla
  • 63% dos entrevistados já perderam ou tiveram roubados seus smartphones ou tablets
  • 58% dos usuários armazenam suas senhas em dispositivos móveis
  • 52% acreditam que as informações armazenadas nos servidores das redes sociais não estão completamente seguras

“Acreditamos que a preocupação dos usuários com a privacidade das suas informações tem aumentado nos últimos anos e, com certeza, será ainda mais profunda em 2014. Esses dados permitem uma melhor reflexão sobre os perigos a que todos estamos expostos e, assim, tomar medidas de proteção.” afirma Raphael Labaca Castro, da ESET América Latina.

Por isso, sempre desconfie de mensagens com remetentes desconhecidos e aproveite pra checar se seu programa de proteção está atualizado!

 

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top