Conecte-se conosco
diablo3

Games

Diablo III não terá mais Casa de Leilões a partir de março

A Blizzard removerá do Diablo III, em 18 de março de 2014, a Casa de Leilões e suas transações de compra de itens com Ouro virtual ou Dinheiro real.

diablo3

A Blizzard, empresa desenvolvedora do Diablo III, anunciou em uma postagem através do fórum oficial do jogo que removerá completamente a funcionalidade da Casa de Leilões, conhecida também pelos jogadores pelo nome em inglês Auction House. A partir de 18 de março de 2014, todos os tipos de transação financeira por itens deixarão de existir, tanto para as transações em Ouro (moeda virtual fictícia coletada e utilizada dentro do jogo) quanto para as transações com dinheiro real. Ou seja, a funcionalidade será removida por completo pouco antes do jogo completar dois anos de existência, momento um tanto atrasado para os mais críticos.

A explicação oficial da empresa sobre o motivo desta mudança é que percebeu-se como este recurso acabou por sobrepor e atrapalhar as mecânicas do próprio núcleo do jogo, que é destruir monstros em busca de armamentos e realizações, conforme explicado pelo diretor de produção do jogo, John High, no citado tópico do fórum. Eis a tradução livre de parte da mensagem:

Quando nós projetamos e implementamos a Casa de Leilões, o objetivo seria promover um meio conveniente e seguro para o sistema de trocas. Mas como nós já mencionamos em diferentes ocasiões, se tornou cada vez mais claro que, apesar dos benefícios da Casa de Leilões e o fato de muitos jogadores a usarem, ela acabou por minar a característica principal do Diablo: matar monstros para pegar as recompensas. Com isso em mente, nós gostaríamos de deixar claro para todos que optamos por remover a Casas de Leilões em Ouro e dinheiro real do Diablo III.

John High também declarou que mais informações sobre o processo de desativação da Casa de Leilões serão disponibilizadas nos próximos meses, assim como a confirmação da data de lançamento da expansão Reaper of Souls, que muitos já estão cogitando como sendo no mesmo dia 18 de março. O fato é que, em breve, imagens da funcionalidade como esta abaixo se tornarão apenas parte da história da franquia.

diablo3-auction-house

A repercussão da notícia do encerramento das compras de itens foi recebida de forma antagônica nos fóruns oficiais do jogo, mas a maioria das postagens parece favorável à decisão. Uma corrente de jogadores tenta inclusive endossar o pedido por um modo single player offline já que, com o fim das transações financeiras, a preocupação sobre hacks para obtenção de melhores itens pra venda não seria mais problema.

Particularmente, como jogador de Diablo III desde o primeiro minuto de lançamento e tendo enfrentado tantos problemas de conexão com o servidor, bugs, desbalanceamento, repetitividade, dentre outros, confesso que desisti do jogo após aproximadamente quatro meses de persistência e que, apesar de tudo isso, um dos principais motivos de minha desistência foi justamente a Casa de Leilões. Sempre achei desestimulante demais passar horas de jogo para encontrar os itens ideais e, em pouco tempo, descobrir que todo o esforço foi em vão comparando os itens com os de alguns “malucos” dispostos a pagar grandes quantias em dólar para obter os melhores itens do jogo sem nenhum esforço real. Certamente, ser contra ou a favor da Casa de Leilões é uma questão de opinião, mas as reações nos fóruns parecem demonstrar que finalmente a empresa tomou a decisão certa. Talvez excessivamente tarde.

Atualização (19/09)

A Blizzard começou a enviar e-mails aos jogadores do Diablo III que possuem suas contas configuradas para o recebimento de comunicados da empresa. A mensagem explica o mesmo que já havia sido exposto no fórum do jogo e enfatiza que detalhes adicionais sobre o processo de desativação da Casa de Leilões serão divulgados futuramente, mas que consideraram importante começar essa comunicação o quanto antes para que ninguém seja pego desprevenido. Veja um trecho da mensagem que tenta esclarecer melhor as motivações da empresa pra essa modificação substancial e controversa:

Quando desenhamos e implementamos as casas de leilões inicialmente o objetivo que nos guiava era de oferecer um sistema conveniente e seguro para transações. Após muito examinar e com o feedback dos jogadores ficou bem claro que, apesar dos benefícios do sistema de casa de leilões e apesar de que muitos jogadores no mundo inteiro fazem uso do mesmo, no final das contas este sistema frustrava o principal elemento de jogabilidade de Diablo: matar monstros e obter itens incríveis.

E você, o que pensa sobre esta decisão da Blizzard? É a favor de mecanismos de compra e venda de itens em dinheiro ou prefere obtê-los só na base do esforço dentro dos jogos? Será que esta medida ajudará a recuperar o prestígio da série Diablo e fazer a terceira edição ser melhor aceita pelos fãs? Deixe sua opinião nos comentários.

Professor na área de Engenharia de Software com enfoque em Desenvolvimento Web e Mobile. Mestre em Engenharia de Produção e Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação. Louco por tecnologia de maneira geral, principalmente sobre as plataformas Android e Windows. Grande apreciador de Games nas horas vagas.

Comentários

Mais de Games

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top