Connect with us

Android

DICA: Escolha o seu smartphone pelo Sistema Operacional

Podemos dividir os smartphones atuais de acordo com seus sistemas operacionais. Hoje em dia, este pode ser um fator decisivo na escolha de seu aparelho!

Veja abaixo:

Symbian: Para os Tradicionais

É um sistema operacional considerado ultrapassado. Ainda assim, tem o peso da marca Nokia em suas costas, o que significa que seus aparelhos podem conter características de hardware de qualidade (como é o caso do Nokia N8, que tem a melhor câmera para smartphones do mercado, e entrada HDMI). Recomendamos este sistema para os amantes da marca, bem como para aqueles que estão acostumados com o funcionamento de celulares e smartphones Symbian.

Porém, é consenso que este sistema operacional perde de lavada para os seus rivais, em especial para os sistemas iOS e Android. Ele é menos funcional, pouco adaptado às telas sensíveis ao toque e perde no fator principal para um smartphone nos dias de hoje: Aplicativos (os tradicionais desenvolvedores de apps para o Symbian estão deixando a plataforma de lado, preferindo criar aplicativos para o iOS e Android). No Brasil a situação é ainda pior, visto que só é possível fazer o download de aplicativos gratuitos na loja da Nokia (OVI Store).

Empresas com smartphones Symbian: Nokia, Sony Ericsson, dentre outras.

.

iOS (iPhones): Para os Modernos e Descomplicados

O iOS, presente nos iPhones, é sem dúvida um dos mais amados e mais intuitivos sistemas operacionais para smartphones que já foi inventado. Além de possuir uma das mais lindas interfaces, diz-se que até uma criança consegue entender seu funcionamento já nos primeiros minutos de uso. Ou seja: se você quer um aparelho descomplicado, que atenderá às suas necessidades mais básicas sem muitas perguntas ou exigência de “aprender como funciona”, o iOS deve ser a sua escolha!

O iOS ganha o reconhecimento do Showmetech também por possuir alguns dos melhores aplicativos para smartphones. Pode-se dizer que, se o app é bom, ele certamente estará na iTunes App Store.

A desvantagem do iOS está mais relacionada aos usuários avançados: se você entende de computadores e smartphones, e adoraria modificar e personalizar o seu aparelho ao seu gosto, você vai odiar este sistema operacional. É sabido que o iOS é, em diversos aspectos, um sistema “travado” e “proibitivo”.

Ainda, perde por ser um sistema de propriedade de uma única empresa: a Apple. Noutras palavras, não existem outros aparelhos com este sistema, apenas o iPhone.

Empresas com smartphones iOS: apenas a Apple.

.

Android: Para os mais Tecnológicos

O Android, da Google, já pode ser considerado um sistema operacional consolidado. Praticamente presente em smartphones de todas as marcas, ele é o que mais cresceu em 2010. Sua vantagem está em ser um sistema mais aberto, que possibilita inúmeras modificações (dentre Temas, MODs e ROMs customizadas), com as quais você pode fazer de seu aparelho o que mais lhe agradar.

Sua loja de Aplicativos, o Android Market, faz com que os mais diversos smartphones “melhorem” com o tempo. Assim como no iOS, um aparelho pode ganhar novos usos e funções à medida que os desenvolvedores criam novos aplicativos para a plataforma.

Numa comparação simplista, enquanto o iOS é, sem dúvida, uma “obra de arte”, o Android é a SUA “obra de arte”. Ou seja, ele pode ser o seu melhor smartphone, mas vai exigir um pouco de trabalho e pesquisa para saber o que é mais compatível ou melhor para o seu aparelho. Sendo assim, aqui também está o calcanhar de Aquiles do sistema: muitas opções podem fazer com que o seu aparelho trave, ao invés de funcionar com eficiência e perfeição.

Por isso, recomendamos o sistema Android para quem faz uso dos serviços da Google (Gmail, Gtalk, Google Maps (com funções de GPS e Navegador gratuitas!!), Google Search, Tradutor, Google Reader, dentre outros) e, especialmente, para usuários mais avançados, curiosos por tecnologia e desenvolvedores.

Empresas com smartphones Android: HTC, Motorola, Samsung, LG, Dell, dentre outras.

.

Windows Phone 7: Para os Aventureiros

Ainda não se sabe muito sobre este sistema. Porém, sua interface à lá Zune (à resposta da Microsoft ao iPod) é sem dúvida inovadora: tenta organizar todas as informações e aplicativos através de “hubs” ou canais de interesse.

Como trata-se de um sistema novo, recomendamos que os usuários esperem um pouco mais antes de optar por um smartphone com o sistema Windows Phone 7. Ainda não existem muitos aplicativos desenvolvidos para esta plataforma (o que pode contar muito para alguns usuários), bem como o mercado pode não aceitar a novidade (fazendo com que a sua nova compra se torne um “mico” em pouco tempo de uso).

Empresas com smartphones WP7: HTC, Samsung, LG, dentre outras.

.

BlackBerry (RIM): Para o Mercado Corporativo

Este é o sistema operacional preferido das empresas e seus funcionários em todo o mundo. Assim como o iOS, é um sistema de propriedade de uma única empresa, o que diminui a variedade de modelos de aparelhos. Falaremos mais sobre ele em breve.

Empresas com smartphones BlackBerry: apenas a RIM.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top