Conecte-se conosco
Google Apps for Business

Ciência e Tecnologia

Dica: Google Groups para empresas

Há alguns dias entrando na minha conta Business do Google, notei que havia umas mudanças no painel de controle. Uma delas está relacionada com a disponibilização de um serviço de grupos para as contas empresariais.

Google Apps for Business

Há alguns dias entrando na minha conta Business do Google, notei que havia umas mudanças no painel de controle. Uma delas está relacionada com a disponibilização de um serviço de grupos para as contas empresariais.

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que realmente entro muito pouco no gerenciamento da conta até porque só tenho esta conta para o meu e-mail de profissional autônomo.  Desta vez, só entrei porque o meu cartão de crédito estava vencido e precisava atualizá-lo.

Hoje, o Google oferece um total de 76 serviços para quem possui Google Apps for Business. No entanto, um serviço me chamou a atenção: Google Groups for Business.  Quem possui domínio próprio e uma conta já criada no Google Apps pode criar grupos de e-mails, parecidos com diversos que já existem como, por exemplo, a lista AndroidBrasil do Google Groups. O interessante é que ao criar o grupo, o gerente da conta pode definir se irá aceitar associados externos ao domínio ou apenas associados da organização. Também existem configurações para quem está autorizado a enviar e-mails para o grupo.

Vamos exemplificar um pouco. Considere que uma empresa de tecnologia tem alguns canais:

  • Canal de avisos internos aos funcionários
  • Canal de Serviço de atendimento ao cliente
  • Fórum de discussão entre usuários

O primeiro canal deve ser restrito apenas aos funcionários, ou seja, as pessoas que possuem e-mail [email protected], esta configuração é possível e poderia ficar no e-mail, por exemplo, [email protected]

Já no segundo canal a inscrição seria definida por uma gerência da empresa para que só alguns funcionários da empresa tenham acesso e o envio seria permitido por todas as pessoas externas à organização, ainda que a associação não seja facultada à estas pessoas. Neste caso poderia ter um e-mail [email protected]

Por fim, o fórum de discussão poderia ter tanto funcionários como clientes da empresa dispostos a ajudar como associados e somente os inscritos no grupo poderiam postar mensagens, evitando, o spam. Neste caso um e-mail possível para este grupo seria [email protected]

Se você tem uma conta Google Apps for Business veja o quão interessante e útil este serviço pode ser para você.

Aficionado por todo tipo de tecnologia, Leandro Marino é estatístico e fotógrafo. Apaixonado por Android desde 2010, é também usuário Windows e Linux (Ubuntu) e ex-usuário de iOs. Co-responsável pelo hangout "Fala, Android!", periodicamente publicado no YouTube.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top