Connect with us

MOBILE

Você tem carregado seu smartphone de maneira errada

pplware_baterias00-720x416

Baterias de equipamentos eletrônicos sempre são rodeadas por muitos mitos, e por mais que muitos deles sejam desmistificados, uma coisa é certa: elas não tem acompanhado a evolução dos smartphones. Os aparelhos tem telas cada vez maiores, mais recursos e processadores mais potentes que consomem mais energia e as baterias não conseguem evoluir de uma forma satisfatória. Mas nem tudo é culpa delas, temos uma parcela de culpa nisso porque carregamos a bateria de nossos smartphones de maneira errada.

Muitos usuários acham que é necessário carregar a bateria dos smartphones toda de uma vez, que a bateria “vicia”, ou que é proibido usar o smartphone enquanto carrega. Já falamos sobre esses mitos, e sabemos que não são verdades, mas a Cadex, uma empresa canadense especializada em baterias resolveu trazer seus 35 anos de experiência na área ao público para reafirmar isso.

Na página chamada Universidade das Baterias, eles revelam que assim como os seres humanos, as baterias de íons de lítio são afetadas se colocadas em situações de “stress” e ainda ressaltam que precisamos mudar alguns hábitos para que as baterias de nossos smartphones durem mais.

Desligue o telefone da tomada quando estiver totalmente carregado

Samsung-Galaxy-S6-charging-640x353

De acordo com o site, deixar o smartphone o tempo todo na tomada causa um stress tremendo no composto químico presente na bateria. Isso acontece porque o sistema ficará constantemente tentando elevar a carga aos 100%.

Apesar disso, existe sempre uma discordância empírica sobre o tema. Alguns especialistas afirmam que quando a bateria chega aos 100% o sistema de recarga é desligado e só volta a funcionar quando a bateria atinge 95%, por exemplo. Para detectar a existência desse mecanismo em seu aparelho verifique, como ele na tomada, se o aparelho continua por horas e horas nos 100%. Se isso acontece, a bateria do seu smartphone provavelmente encontra-se sob stress.

Carregar ou não carregar até aos 100%?

ciente-em-duvida

De acordo com os dados de fabricantes e dados recolhidos na utilização das baterias, não é necessário carrega-las totalmente. Inclusive, nem é recomendável fazer isso. Segundo afirmam, é melhor não carregar a bateria totalmente porque manter o smartphone em 100% cria um stress desnecessário.

Soa contraditório para você? Sim, e de fato parece, afinal, o correto não é carregar totalmente o smartphone e usá-lo até a bateria acabar? Não, o melhor é sempre que puder coloca-lo na tomada, mantendo sempre a bateria com carga na média.

Ligue o telefone à tomada sempre que puder

celular-carregando

Parece que afinal as baterias dos smartphones se dão bem melhor com pequenas cargas ao longo do dia do que com uma carga máxima e seu uso até o fim. O ideal de acordo com os estudos da Universidade das Baterias, é que o smartphone seja colocado na tomada quando a carga estiver próxima de 10%, porém isso nem sempre é possível. Então é correto carregar o aparelho várias vezes ao dia.

Esse comportamento não só deixará a bateria mais otimizada, sem sofrer por “stress” e ainda dará uma boa carga permitindo que o smartphone esteja sempre disponível.

Mantenha a bateria sempre resfriada

explosion

As baterias são muito sensíveis ao calor, de tal forma que muitos fabricantes desabilitam recursos ou até colocam mecanismos para desligar os aparelhos quanto eles estão superaquecidos, e isso não é nada bom. Aparelhos como iPhone e alguns Androids, como LG G Flex 2, desligam caso sua temperatura se eleve acima do recomendado.

No momento de recarregar a bateria, nunca faça isso ao sol ou em ambientes muito quentes, pois a bateria já esquenta por conta do processo e elevar ainda mais a temperatura pode causar danos à ela. Outra dica é, nunca deixar seu aparelho muito tempo exposto ao sol, por exemplo.

Fontes: pplware, cadex

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top