Conecte-se conosco
smt-SGS7andS7edge-Capa

Ciência e Tecnologia

Tutorial: Dicas e truques para o novo Galaxy S7 e S7 Edge

Confira as dicas e truques para tirar o melhor proveito dos smartphones Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge.

Os novos Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge foram lançados recentemente pela Samsung e ganharam até um review completo no Showmetech. Ambos os modelos estão repletos de recursos e novidades, que incluem modos de câmera, funções especiais para telas curvas, configurações de internet e economia de bateria, etc. Enfim, tem muita coisa nova para você descobrir e aproveitar.

E, para te ajudar na configuração e descoberta de tudo o que o S7 e S7 Edge podem fazer, o Showmetech preparou uma lista completa de dicas e sugestões. Confira:

Tela Inicial

  • Editar a tela inicial: Com um toque mais longo em qualquer local da tela você poderá editar o papel de parede, widgets, temas e até o tamanho da grade. É possível escolher qual a dimensão que apenas um atalho terá, tornando mais fácil a personalização de acordo com o tamanho de outros componentes.
  • Redimensionar widgets: Agora é possível alterar o tamanho de um widget. Porém fica a critério do desenvolvedor permitir ou não, o Google Search Box, por exemplo, pode ser colocado em todas as dimensões.
  • Criar pastas: O simples movimento de arrastar o ícone de um aplicativo sobre o outro criará uma nova pasta, para reverter a operação basta ir esvaziando a mesma, simples assim.
  • Mudar a coloração da pasta ou nome: Para alterar o nome da pasta é necessário apenas um clique em seu nome e o teclado será aberto para que você possa realizar a edição. Selecionando a palheta à direita da pasta é possível definir uma cor para a mesma.
  • Acessar o leitor de notícias: O leitor de notícias fica localizado na primeira homescreen do SG7 e seu conteúdo pode ser customizado para melhor atender suas necessidades. No caso do Samsung Edge dá para escolher se as notificações aparecerão nas bordas do aparelho, em tela cheia ou como notificação. Caso você não tenha interesse em usar o leitor de notícias, dá para desativá-lo pressionando o botão home.
  • Desativar criação automática de ícones na tela inicial: Se você está cansado daquele monte de ícones que se junta na tela inicial após ter instalado uma nova aplicação, o problema acabou! 😀 ,para desativar este recurso é bem prático, basta entrar na Play Store, em configurações e desmarcar a caixinha de opção.
  • Alterar o launcher: Agora você pode mudar a forma como prefere experimentar o seu Android, escolhendo entre os launchers Google Now Launcher ou Android Native. Para instalar outros tem que ir até a Play Store e baixa-los. Pressionando o botão home será mostrada a opção de retornar ao launcher nativo.
  • Editar configurações fáceis: Quando se desliza o dedo na tela de cima para baixo, o menu de notificações é aberto. Para edita-lo basta pressionar em cima do atalho da configuração e editar.

Aplicativos da Bandeja

  • Reordenar Aplicativos: Para reordenar os você precisa apenas selecionar o botão de editar. Ele permitirá mudar os atalhos dos aplicativos para qualquer posição, podendo ser aglomerados em apenas um lugar (pasta), o que facilita a organização.
  • Desinstalar Aplicativos: Desinstalar um programa ficou muito mais intuitivo. Você deve apenas pressionar o ícone do aplicativo que deseja remover e um pequeno sinal de menos aparecerá, clique sobre ele e pronto, aplicativo desinstalado. Caso este sinal não apareça é porque o aplicativo não pode se desinstalado, ou possui dependências.
  • Remover bandeja de aplicativos: Se você não quer mais a bandeja de aplicativos, agora é possível remove-la, passando todos os ícones para sua tela inicial, ficando algo semelhante a home do iOS. Para desativar a bandeja de ícones entre em: configurações > recursos avançados > Galaxy Labs.

Tela de Bloqueio e Segurança

  • Alterar atalhos da tela de bloqueio: Por padrão os dois atalhos de acesso rápido já vem na tela de bloqueio, que são a câmera e o telefone. Se quiser você pode mudar por qualquer outro. Acesse: configurações > tela de bloqueio e segurança > informações e atalhos. Vale lembrar que estes atalhos podem ser desligados completamente também.
  • Segurança com leitor de digital: Para usar o leitor de digital entre em: configurações > tela de bloqueio e segurança > configuração de segurança. Lá você encontrará uma opção para desbloquear a tela do celular e também para bloquea-lo apenas pressionando o botão home, ou assim que entrar no modo soneca.
  • Smart Lock/Bluetooth Unlock: Novamente em configurações > tela de bloqueio e segurança > configuração de segurança temos a opção Smart Lock. Esta função permite que você de permissão a alguns dispositivos via bluetooth sobre seu aparelho.
  • Limpador automático de segurança: Caso você fique preocupado que seu smartfone caia nas mãos de pessoas erradas, esta nova funcionalidade ajudará a você se tranquilizar um pouco. Ela permite que caso houver um número “X” de tentativas de desbloqueio da tela do aparelho, ele se auto apague. Muita atenção ao usar ok? Para ativar a opção entre em: configurações > tela de bloqueio e segurança > configuração de segurança.

Notificações

  • Ativar ou Desativar notificações na tela de bloqueio: Se suas notificações precisam de um nível a mais de segurança esta opção pode ajudar. Entre no menu configurações > tela de bloqueio e segurança > notificações da tela de bloqueio e então será mostradas algumas alternativas como: esconder, mostrar ou desativar por completo as notificações na tela de bloqueio.
  • Esconder conteúdo de alguns aplicativos: Caso você precise esconder apenas as notificações de alguns aplicativos, entre em: configurações > notificações > avançado. Aqui você pode escolher o aplicativo de forma individual.

Gerenciador de aplicativos

smt-SGS7andS7edge-P05

  • Modificar aplicativos padrões: O Android agora permite a você decidir qual será o aplicativo padrão para executar determinada tarefa. Para definir acesse o menu aplicativos > aplicativos padrão. Fazer isto pode acabar de vez com aquelas mensagens popups insistentes que perguntam quais aplicativos desejamos escolher para executar a operação.
  • Background do display always-on: O fundo da tela always-on pode ser alterado de três modos, sendo uma das imagens predefinidas, nenhuma imagem, ou notificações textuais sem imagem ao fundo.
  • Display: Ao entrar no menu configurações > modos de tela é possível fazer ajustes de cores para deixa-las mais vibrantes.
  • Ativar relógio noturno: Para quem usa o S7 Edge, pode agora contar com este recurso novo. Entre em configurações > tela > relógio noturno. A hora que este tipo de relógio deve ser ativado também pode ser previamente escolhida.

Display Samsung Galaxy S7 Edge

smt-SGS7andS7edge-P07

  • Alterar conteúdo da tela lateral: Para alterar o que será mostrado na tela lateral do S7 edge entre em: configurações > tela lateral > painel. Alguns conteúdos já estão presente predefinidamente e outros podem ser baixados na internet.
  • Ativar alerta lateral: Se você deseja ser avisado na tela lateral que está recebendo uma ligação ou que a perdeu, navegue pelo seguinte menu: configurações > tela lateral > luz/aviso lateral. Outro aviso lateral que pode ser ativado é o de ligação recebida caso o celular esteja virado com a tela para baixo. O menu para ativa-lo é o mesmo.
  • Rejeitar ligação: Caso você não queira responder a ligação no momento, é possível apenas colocando o dedo no sensor de freqüência cardíaca traseiro para encerrar a ligação. O caminho para ativar é em: configuração > tela lateral > luz lateral.

Tarefas múltiplas

Samsung S7 Dois aplicativos

Samsung S7 Dois aplicativos

  • Visão múltipla de aplicativos: Para ver dois aplicativos ao mesmo tempo, pressione o aplicativo atual e o que deseja visualizar junto. Caso seja compatível eles ficarão divididos na tela, um na parte superior e o segundo na inferior.
  • Visão popup: Para poder ver o aplicativo como um popup, é necessário arrasta-lo para o canto da tela.

Câmera

  • Ligar rapidamente: Apenas um clique duplo no botão home ativa a câmera. É possível de ser ativada mesmo que o celular esteja bloqueado. Caso não queira permitir esta funcionalidade acesse as configurações da câmera.
  • Ativar captura no modo RAW: Se você quer os arquivos dng salvos, troque o modo da câmera para PRO.
  • Controlar HDR: Ainda no aplicativo da câmera, para escolher o modo HDR basta seleciona-lo na rodinha do lado esquerdo da tela.
  • Ativar estabilizador de vídeo: Para estabilizar os vídeos você precisa que a câmera esteja no modo QHD 2560 x 1440 ou mais baixo que isto.
  • Selfie Wide: Agora o modo widescreen esta disponível também nas selfies, você pode encontra-lo entre um dos modos da câmera. Caso queira que a câmera bata a foto apenas com gestos acesse o menu configurações > métodos de foto (frente).
  • Salvar fotos no cartão SD: No aplicativo da câmera entre em configurações > local de armazenamento.

Imagem da tela

  • Tirar foto da tela: Pressione o botão de home e standby simultaneamente e a imagem da tela será tirada.
  • Palm Swipe: Se você não quer o modo padrão para capturar imagem da tela, entre no menu configurações > funções avançadas e ative o Palm Swipe, com ele você precisa apenas passar a mão sobre a tela do celular que a imagem da tela será feita.

Ligações e Internet

smt-SGS7andS7edge-Call-1

  • Conexão Inteligente: Caso você queira que o seu smartfone mude automaticamente da rede wifi para a rede móvel ou o contrário, ative esta opção. O caminho é: configurações > Wi-Fi> mais > conexão inteligente > ativar/desativar.
  • Definir limite de dados: Se você não puder por algum motivo passar de um certo limite de dados, você pode estabelece-lo em configurações > uso de dados.
  • Desativar dados de segundo plano: Em configurações > uso de dados > dados de segundo plano, você pode desativar que aplicativos utilizem a sua rede quando estiverem em segundo plano.
  • Criar ponto Wi-Fi restrito: Nem sempre queremos que todos utilizem ou peçam para usar nossa rede, certo? Para isto a rede de Wi-Fi restrito pode ser bastante útil, você encontrará as configurações em telefone > mais > configurações.

Armazenamento

  • Saber como está sendo utilizada a memória do seu celular: Entre em configurações > armazenamento.
  • Mover aplicativo para memória SD: Se alguns aplicativos estiverem enchendo sua memória interna, saiba que não será necessário deletá-los. Mova-os para seu cartão de memória. O processo é simples, entre em: configurações > aplicativos > gerenciador de aplicativos e clique no aplicativo. Com os detalhes do aplicativo aberto mude seu armazenamento de memória interna para externa.
  • Limpar seu armazenamento: Para limpar o armazenamento do smartfone entre no menu configurações > gerenciador inteligente e clique para escanear o conteúdo instalado.

Bateria

  • Veja o que está consumindo bateria: Entre em configurações > bateria e clique sobre o uso da bateria. Será mostrado para você tudo o que está mais utilizando sua preciosa bateria.
  • Modo econômico de bateria: Você pode ativar esta função no menu de configurações rápidas ou em: configurações > bateria > modo econômico de energia. Dá para escolher se deseja ativar imediatamente ou após algum percentual de energia.
  • Carregamento rápido: Está funcionalidade se encontra em configurações > bateria > cabo de carregamento rápido. Se você não ativar o telefone não será carregado rapidamente.
  • Android Doze: O Android Doze é um modo de baixo consumo de energia, que coloca aplicativos para dormir quando não estão sendo utilizados. É um recurso automático de dispositivos Android Marshmallow.

Android 6.0

  • Ativar modo desenvolvedor: Para ativar ou desativar o modo de desenvolvimento, vá até configurações > sobre > informações do software. Aperte diversas vezes em cima de informações do software e o modo desenvolvimento será desbloqueado.

Samsung Galaxy S7 e S7 edge

Bem pessoal, espero que algumas destas dicas de uso do Samsung Galaxy S7 e S7 Edge ajude a vocês obter o máximo de proveito destes aparelhos. Se você quiser saber mais sobre o smartphone mais comentado do momento, leia também nosso review: “Galaxy S7 e S7 Edge, as obras primas da Samsung” e o “Especial: um casamento com o Galaxy S7“.

Até a próxima! 😛

Fonte: Pocket-lint

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos com Blender 3D e Autodesk Maya. Atualmente esta desenvolvendo um jogo educativo com sistema distribuído para o projeto de Iniciação Científica.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top