Conecte-se conosco
larry-page-glass google now voice voz audio registro como desativar

Ciência e Tecnologia

Digite este endereço e descubra que sua vida está sendo gravada

Já pensou em acessar uma uma página e descobrir que essa conversa foi gravada, sem você se dar conta? E não precisa ser nenhum espião não. Quem faz isso é o seu smartphone, de forma automática, registrando tudo para a posteridade.

larry-page-glass google now voice voz audio registro como desativar

Imagine a cena: você está sentado com um amigo em um restaurante, contando como anda a sua vida. Risadas e curiosidades fazem parte do momento, com assuntos que só dizem respeito a vocês. Como sempre, os smartphones estão à mesa, bloqueados e com as telas apagadas, já que não é tão educado usá-los enquanto se conversa.

Mas, já pensou em acessar uma uma página e descobrir que essa conversa foi gravada, sem você se dar conta? E não precisa ser nenhum espião não. Quem faz isso é o seu smartphone, de forma automática, registrando tudo para a posteridade.

O endereço history.google.com/history/audio também não é nenhum segredo. Criado pelo próprio Google para tornar mais transparente a prática de registrar as gravações de áudio por um smartphone, ele consiste em um histórico de todas as vezes que o smartphone esteve atento à sua voz para compreender comandos.

google audio voz gravacao registro

Noutras palavras, para entender comandos interpretáveis pelo Google Now, o assistente pessoal do Google, o sistema faz gravações constantes da voz do usuário, e isso gera um imenso arquivo que não é deletado, mas sim, arquivado nos servidores da empresa.

Segundo o Google, a intenção da gravação e armazenamento da voz dos usuários é “ajudar o sistema a reconhecer melhor sua voz, para oferecer resultados mais rápidos e precisos”. Mas, obviamente, isso levanta diversas questões sobre privacidade.

Se você valoriza a privacidade, pode achar que é um pouco assustador que o Google salve tudo o que você fala em seus servidores. Mas outros podem preferir pensar que a transparência da empresa em relação ao assunto demonstra que esta não tem fins que não os voltados à melhoria dos serviços de reconhecimento de comandos do usuário. Em tempos de Snowden e NSA, faz-se necessária uma certa apreensão.

Com os assistentes pessoais chegando para ficar, essa dúvida só aumenta. Se o Google tem o Google Now, a Apple tem a Siri, a Microsoft tem sua Cortana, e até a Amazon tem o seu próprio assistente, o Echo, a privacidade passa a ser cada vez mais um conceito do passado.

Se você não gosta desta afirmação, a única opção será mesmo bloquear os registros de voz e áudio em seu smartphone. Ou talvez nem isso seja suficiente, já que um smartphone curioso pode estar ativo, na mesa ao seu lado.

** Você pode desligar o registro de atividade de voz e áudio em sua conta Google através deste link.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top