Connect with us

Apple

Divulgada lista dos sistemas com mais vulnerabilidades de 2014

os

Agora em fevereiro a empresa GFI divulgou uma pesquisa apontando quais são os sistemas operacionais mais vulneráveis. A análise foi realizada baseado nos dados divulgados pelo governo americano no National Vulnerability Database (NVD), ou Base Nacional de Vulnerabilidades em português.

De acordo com o estudo, somente em 2014, foram adicionadas 7.038 novas vulnerabilidades na base de dados do NVD, ou seja, cerca de 19 novas vulnerabilidades a cada dia. Isso representa quase o dobro dos números de 2013 e fortalecem a tendência de crescimento dos últimos anos.

vulnerabilidades-os-ano-grafico

Vale ressaltar que a grande maioria das falhas não são dos sistemas operacionais e sim de sistemas terceiros que representam 83% dos casos. Os sistemas operacionais são responsáveis por 13% das vulnerabilidades, enquanto falhas de hardware ocorrem apenas em 4% dos casos.

Entre as falhas de sistemas operacionais o sistema que lidera é o Apple OS X, seguido pelo Apple iOS. O fato da Microsoft ter várias versões do Windows as falhas ficam pulverizadas, mas são quase a mesma quantidade das falhas da Apple.

tabela-vulnerabilidades

Analisando as vulnerabilidades por plataforma fica mais evidente a o empate técnico entre Apple e Microsoft e a baixa quantidade do Linux. Vale ressaltar que nesta conta, toda a plataforma Android foi considerada como sendo Linux, e uma vez que o Sistema Móvel do Google possui cerca de 90% do mercado mobile mundial não é pouca coisa.

grafico-vulnerabilidades-os

Falando de vulnerabilidades das aplicações de terceiros, o líder disparado é o navegador Internet Explorer, seguido pelos seus principais concorrentes Chrome e Firefox. Na sequência temos o Java e a surpresa da lista, Apple TV.

grafico-vulnerabilidades-aplicacoes

O levantamento serve para deixar claro que não existe sistema seguro. O importante é manter o seu sistema sempre atualizado e usar o antivírus, quando isso for aplicável. Fora isso o comportamento do usuário é o mais fundamental para a segurança, pois não adianta um sistema seguro quando o usuário autoriza a instalação de qualquer aplicação desconhecida.

Fonte: GFI

Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde. Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top