Conecte-se conosco
documentário a ciência da (des)honestidade

Ciência e Tecnologia

Documentário: a ciência da (Des)Honestidade

Em tempos de Lava Jato, quem devem ser os responsáveis pelo roubo de grandes fortunas? Políticos e Empresários? Segundo Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental americano de origem israelense, a verdade pode lhe surpreender.

Em uma série de estudos realizados por sua equipe, chegou-se à conclusão de que a sociedade é dividida entre “Grandes Trapaceiros“, pessoas corruptas e criminosas, que já perderam qualquer fibra moral e roubam em abundância; e os “Pequenos Trapaceiros“, pessoas que se consideram moralmente corretas, mas participam em pequenos delitos e mentiras no dia a dia.

A grande surpresa está no fato de que estes “Grandes Trapaceiros” são uma ínfima minoria da população e representam um pequeno impacto sobre a economia e política da região, se comparados aos “Pequenos Trapaceiros“. Estes últimos, com pequenos delitos, mentiras e “jeitinhos”, causam um grande e coletivo impacto.

Durante os testes, que premiavam participantes que respondiam a um questionário conforme o número de questões que eles afirmavam ter conseguido responder (os pesquisadores fingiam ter destruído os resultados em uma máquina picotadora de papel e pediam que os participantes confirmassem o resultado), apenas 20 pessoas mentiram descaradamente, levando US$ 400,00 da equipe. As demais, chamadas de “Pequenos Trapaceiros“, mentiram que conseguiram responder 2 questões a mais do que realmente haviam conseguido, representam 28.000 participantes e levaram US$ 50.000.

Estas e outras constatações fazem parte de um documentário extraordinário sobre a verdade, ou melhor, sobre a falta dela. (Dis)Honesty: The Truth About Lies ou (DES)Honestidade: a Verdade sobre as Mentiras é dirigido por Yael Melamede e explora ‘ como e porque as pessoas mentem.

(Dis)Honesty: The Truth About Lies - Trapaceiros

(Dis)Honesty: The Truth About Lies: é possível viver sem mentiras?

O filme é ancorado nos experimentos comportamentais de Dan Ariely, que medem a nossa propensão para mentir – às vezes mesmo que inconscientemente. Os resultados são intercalados por entrevistas com verdadeiras e, muitas vezes, chocantes histórias sobre mentiras.

Especialistas examinam as razões por trás de nosso comportamento desonesto e as implicações dessas ações na sociedade. O cientista comportamental Dan Ariely traz esses elementos juntos e nos guia em descobrir as verdades complicadas sobre mentiras. E, o mais importante: ele explica há um jeito simples de mudar políticas públicas e situações coditianas, para que as pessoas passem a agir de forma mais honesta. Cada minuto do documentário vale a pena.

Confira abaixo uma breve apresentação, com o teaser do documentário:

Ficou interessado? Para saber mais, assista ao documentário (Dis)Honesty: The Truth About Lies pelo NETFLIX.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top