Conecte-se conosco
smt-Drones-capa

GADGETS

eHANG lança drone capaz de carregar um ser humano e voar a até 100 Km/h

Empresa chinesa desenvolve drone que pode carregar seres humanos.

Os drones foram inicialmente pensados para uso militar, principalmente para espionagem ou para realizar ataques em que o envio de pilotos é muito arriscado. No entanto, seu uso doméstico ou recreativo vem se tornando cada vez mais popular. Durante a CES 2016, a empresa chinesa eHANG apresentou um drone capaz de carregar passageiros e viajar a uma velocidade de até 100 KM/h.

No último ano, a eHANG vem desenvolvendo o eHANG 184 com a finalidade produzir um gadget que fosse capaz de transportar passageiros. O modelo é auto-dirigível, ou seja, o percurso é pré-definido antes da viagem começar.

O eHANG 184 pode ser muito útil para profissionais de vários setores, devido a facilidade com que os drones realizam trabalhos de maneira mais eficiente e precisa. Dessa forma, um fotógrafos que antes dependiam de helicópteros para fotos aéreas, podem comprar drones e programar rotinas para que o equipamento tire fotos contando com a precisão do GPS, ou permite que geólogos monitorarem gêiser e crateras de vulcões sem que seja necessário escalar até o topo.

Recentemente, a própria Amazon (leia aqui) tem ensaiado suas entregas expressas através de drones. Além destes, muitas pessoas descobriram nos drones um hobby, como uma forma de aeromodelismo.

Apesar de parecer muito com um helicóptero, o eHANG 184 aguenta até 100 Kg de peso e pode voar a até 101 km/h. Infelizmente a bateria que demora cerca de 2 horas para ser carregada, para uma autonomia de voo de apenas 23 minutos. A metragem da cabine faz com que a experiência tenha que ser uma viagem solo, devido ao limite de peso, o drone só pode carregar uma pessoa e sem muita bagagem.

Para controlar o eHANG 184, a empresa chinesa acoplou um tablet Microsoft Surface com um software desenvolvido especialmente para o drone. O preço do eHANG 184 é de 300 mil dólares (mais de 1,2 milhões de reais), que pode parecer caro, mas não tão caro quanto a aquisição de um helicóptero comercial, que somando todas as licenças chega a custar até 500 mil dólares (mais de 2 milhões de reais).

smt-Drones-P3

Além do custo e do desafio de convencer pessoas a entrar no drone, a empresa ainda enfrenta o problema de que em alguns países o voo de drones ainda não foi regulamentado. Sendo assim, o equipamento pode ser impedido de voar. No Brasil por exemplo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), pensa em proibir o uso de drones dentro de espaços urbanos.

Você pode conferir mais detalhes sobre o eHANG 184 assistindo o vídeo de lançamento exibido pela empresa durante a CES 2016:

Nerd e profissional de TI desde que se entende por gente. Gosta de cultura geek e adora escrever sobre tudo um pouco.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top