Connect with us

Ciência e Tecnologia

Drone Week apresenta as tecnologias por trás dos Jogos Rio 2016

O Drone Week da GE é a primeira série de programas de entretenimento a incluir transmissões ao vivo de drones.

smt-DroneWeek-P1

No próximo dia 5 de agosto o Rio de Janeira abrirá o 27° Jogos Olímpicos da era moderna. Além das atrações esportivas, o evento pretende deixar um legado de infraestrutura e civilidade no país. Para que isso aconteça, grandes empresas estão apostando em tecnologias inovadoras para a ocasião. Entre os destaques, temos a General Electric (GE) — uma das patrocinadoras oficiais do RIO 2016 — com sua revolucionária Drone Week.

O Drone Week é a primeira série de programas de entretenimento a incluir transmissões ao vivo de drones no mundo. Com cinco episódios, a ideia é trazer aos espectadores uma visão exclusiva dos bastidores das tecnologias industriais que vão fazer parte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e explorar as tecnologias que irão mover os jogos por meio de gravações e transmissões ao vivo.

smt-DroneWeek-P2

As transmissões começaram na última segunda-feira (13) e nesta sexta-feira (17), o Drone Week levará ao ar seu último programa. Os episódios apresentam desde o Centro de Pesquisas Global da GE no Rio de Janeiro até um passeio pela Usina de Itaipu, umas das maiores hidrelétrica em operação no mundo, e ver como suas turbinas estão ajudando a gerar energia para o Brasil e para os Jogos Olímpicos. Além disso, será possível conhecer tecnologias que estarão presentes nos jogos, tais como:

  • IBC Solutions: A GE e Comitê Olímpico Internacional (COI) têm um acordo para o fornecimento de tecnologias de distribuição elétrica para o Centro Internacional de Transmissão (IBC, ou Internacional Broadcast Center). O centro abrigará as operações das emissoras de TV e rádio e de portais de todo o mundo que detêm os direitos de transmissão dos Jogos, sendo fundamental para que milhares de pessoas possam acompanhar o evento em escala global.
  • Tecnologias de iluminação das arenas: Para cada uma das arenas foi necessário desenvolver estudos personalizados para garantir que a iluminação não atrapalhe o desempenho dos atletas e, ainda, assegure a melhor qualidade para as transmissões televisivas. Por exemplo, as arenas Cariocas 1, 2 e 3 da concessionária Rio Mais, além da tecnologia LED também receberam projetores de vapor metálico que proporcionam elevado nível de iluminação de campo, de acordo com as exigências dos comitês organizadores para os Jogos.
  • Saúde: Como muitas tecnologias da GE, a ciência por trás dessas inovações tem aplicações bem além da área médica, como a aplicação da tecnologia de raio-X e ultrassom da GE, tecnologia que estará presente nos jogos Rio 2016, para também realizar diagnósticos sobre a sua aviação e produtos de petróleo e gás em todo o mundo.
  • Energia: Por meio de sua startup de energia, a Current, powered by GE, está doando para a cidade do Rio de janeiro a instalação de mais de 1,6 mil luminárias com tecnologia LED e gestão remota para o Aterro do Flamengo e o bairro da Lapa. Esse sistema inovador de gerenciamento remoto, chamado de LightGrid, que permite adequar em tempo real e à distância a claridade produzida pelas lâmpadas, criando um ambiente mais confortável para os cidadãos. O gerenciamento remoto permite uma medição precisa à distância e em tempo real do consumo de energia, além de realizar a análise de dados em tempo real sobre as luminárias com defeito, sendo capaz de antecipar possíveis falhas e promover a rápida manutenção caso seja necessário. A tecnologia foi utilizada pela primeira vez na América Latina em Sonsonate (El Salvador), em 2015, e depois em Buenos Aires (Argentina).

Além do primeiro episódio que você pode conferir no vídeo acima, você também pode assistir os outros programas do Drone Week da série na página do Facebook da GE do Brasil.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top