Conecte-se conosco
homeopathy-debunked-because-its-just-water

Geral

É só água? Novo estudo aponta para a ineficácia da Homeopatia

Estudo realizado na Austrália envolvendo 225 estudos médicos e 1800 trabalhos científico é um duro golpe para os defensores da Homeopatia

homeopaty

homeopatia é uma das 53 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no Brasil. Ela difere das demais por ter uma filosofia de tratamento alternativo ao da medicina tradicional, utilizando medicamentos baseados em substâncias animais, vegetais ou minerais e que defende que as doenças podem ser curadas recorrendo-se às mesmas substâncias que as provocaram, diluídas em água ou álcool. Os homeopatas alegam que “semelhantes curam semelhantes“. Segundo o The Australian Homeopathic Association “a prática trata pacientes por completo, tendo em conta a personalidade, estilo de vida e fatores hereditários, bem como o histórico de doenças.

Apesar do reconhecimento institucional, a especialidade sempre foi um tema polêmico na medicina. Porém, os defensores da alopatia ganharam um forte argumento nessa semana, após a divulgação de um novo relatório sobre a homeopatia. Uma grande metanálise realizada pela Australia’s National Health and Medical Research Council (NHMRC) envolvendo mais de 225 estudos médicos e 1.800 trabalhos científicos concluiu que a homeopatia é ineficaz no tratamento da saúde: “as pessoas que escolhem a homeopatia podem colocar sua saúde em risco se eles rejeitarem ou atrasarem seus tratamentos.” afirma o professor Warwick Anderson, CEO da NHMRC.

dinamização

O estudo também contou com a supervisão de uma empresa independente (cujo nome não foi revelado) para garantir a lisura do processo. Seus autores avaliaram a eficácia da medicina homeopática em 68 condições de saúde chegando a conclusão de que “não há nenhuma evidência confiável de que a homeopatia é eficaz“.

Mesmo que alguns dos 1.800 artigos incluídos no estudo defendessem a eficiência da homeopatia, os autores afirmam que “nenhum estudo bem delineado foi feito com um número de participantes suficiente para um resultado significativo, nem que a homeopatia causou melhora na saúde em comparação a uma substância sem efeitos (placebo), ou que a homeopatia causou melhora na saúde em relação àqueles que não receberam tratamento“, segundo resumo do relatório.

homeopathy-debunked-because-its-just-water

A descoberta está descrita em um artigo publicado hoje (11/03/2015) e é disponibilizado na íntegra em PDF para quem quiser ter acesso as informações e conclusões do novo estudo.

Fontes: GIZMODO / NHRMC / The Guardian

Continue lendo
Você pode gostar...

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top