Conecte-se conosco
Smartphone Positivo (pq)

MOBILE

É do Brasil! Positivo apresenta sua nova linha de smartphones

O Showmetech foi conferir o lançamento da nova linha de smartphones da Positivo. O destaque fica para o Positivo Octa x800, que combina design e eficiência

Smartphone Positivo (pq)

A capital paulista recebeu, na manhã dessa terça-feira (24/02/2015), os lançamentos da Positivo para conquistar o público brasileiro de mobiles. Em um evento realizado no clube de comédia Comedians, os novos dispositivos da empresa brasileira foram apresentados a jornalistas e especialistas em tecnologias, numa cerimônia com muita informação e bom humor. O Showmetech foi um dos veículos convidados para conhecer em primeira mão essas novidades.

A apresentação contou com as presenças do vice-presidente de Mobilidade e responsável pela divisão de produção e comercialização dos celulares da Positivo Informática, Norberto Maraschin Filho, do vice-presidente Marketing e Produtos, Mauricio Roorda, além do presidente do Grupo Positivo e da Positivo Informática, Hélio Bruck Rotenberg.

Rominho

O comediante Rominho Braga deu as boas vindas a platéia com um pocket show que mistura humor e tecnologia

A Positivo Informática é uma empresa brasileira, localizada em Curitiba, que faz parte do Grupo Positivo. A divisão é a 10ª maior fabricante de computadores do mundo, além de produzir softwares educacionais, jogos eletrônicos, set-top box para a televisão digital brasileira. Recentemente, lançou no mercado brasileiro sua linha de celulares e smartphone. Em 2014 anunciou seu plano de expansão no mercado nacional de tablets e smartphones.

Com cerca de 1,5% de participação no mercado interno de mobiles, a Positivo procurou conhecer as aspirações do brasileiro em dispositivos móveis através de diversos estudos, boa parte deles no seu Human Lab, laboratório interno de experiência do usuário, no qual busca entender as reações do consumidor final em relação às novas tecnologias ou aos novos produtos. “Desde nossa entrada no varejo, enxergamos a necessidade de investir no entendimento do comportamento do consumidor e da forma como usa determinados aparelhos.” afirma Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Mobilidade da Positivo Informática.

Norberto Maraschin Filho

Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Mobilidade e responsável pela divisão de produção e comercialização dos celulares da Positivo Informática

Para o lançamento dos novos smartphones, o processo não foi diferente. No último trimestre de 2014, foram realizados estudos com nove grupos de homens e mulheres, de classes B e C, com idade de 18 a 50 anos, nos quais o smartphone apareceu como uma extensão do corpo do usuário para facilitar a rotina, acessar e produzir conteúdo e estar cada vez mais conectado.

Os atributos mais valorizados e frequentemente mencionados pelo grupo pesquisado foram: rapidez na execução dos aplicativos, tamanho, qualidade e resistência da tela, design, capacidade de armazenamento, sistema operacional mais atualizado e resolução da câmera. Segundo Maraschin Filho, o consumidor se baseia em 4 principais elementos para decidir a compra do seu smartphone, sendo eles: o design, as specs (funcionalidades), a usabilidade (aplicativos) e o preço.

Hélio Bruck Rotenberg

Hélio Bruck Rotenberg, presidente do Grupo Positivo e da Positivo Informática

Esses fatores foram fundamentais na definição do produto final desenvolvido pela Positivo, especialmente no quesito custo final. Na hora de escolher um dispositivo, o custo-benefício é um grande influenciador. Todos visam fechar uma a chamada “compra inteligente” e é justamente nesse segmento que a empresa busca se inserir.

Segundo o presidente do Grupo Positivo e da Positivo Informática, foi possível produzir um smartphone top de linha a um preço extremamente competitivo, sem abrir mão da lucratividade. “O que a gente procura trazer é deixar o produto acessível, mas sem abrir mão de margem de lucro, não que esteja fácil ganhar dinheiro no Brasil, mas nós da Positivo costumamos ser mais otimistas em relação a economia.”

A empresa apresentou 4 novos modelos, entre linhas populares e modelos com hardware para competir com grandes empresas deste mercado. Em especial, comentaremos o Positivo Octa, top de linha da empresa. Veja que conheceremos a seguir:

Positivo P30

P30

Para os usuários que precisam de um celular para tarefas básicas, chega ao mercado o Positivo P30. O aparelho é um Feature phone e vem com tela de 2,4 polegadas, conectividade 3G, GSM Quad Band e Bluetooth, 64 MB de memória RAM, armazenamento interno de 128MB, câmera frontal VGA e Duplo SIM. Com ele é possível navegar na internet e escutar músicas com Rádio FM e em MP3. O preço sugerido é de 169 reais.

Positivo X400

PositivoX400

Com acabamento na cor preta, o Positivo X400 busca combinar performance com um preço atrativo. Com tela de 5 polegadas IPS FWVGA, conta com sistema operacional Android 4.4 – Kit Kat, processador quad-core de 1.3GHz, memória RAM de 512MB, armazenamento interno de 4GB (expansível com cartão micro SD para até 32GB), câmeras traseira e frontal de 5 megapixels, conectividade Wi-Fi com roteador, Bluetooth 4.0, GPS e Duplo SIM. O preço sugerido é de 549 reais.

Positivo S550

PositivoS550

Positivo S550 é o primeiro aparelho da marca com tela de 5,5 polegadas, seguindo uma tendência mundial de uso de telas maiores. Com acabamento branco, vem com sistema operacional Android 4.4 – Kit Kat, processador dual-core de 1.0GHz, memória RAM de 512MB, armazenamento interno de 4GB (expansível até 32GB), câmeras traseira de 5 megapixels e frontal de 2 megapixels, conectividade Wi-Fi com roteador, Bluetooth 4.0, GPS e slots para Duplo SIM. O preço sugerido para o Positivo S550 é de 569 reais.

 

Positivo Octa X800

PositivoOctaX800

O top de linha é o modelo Positivo Octa, desenvolvido para consumidores com aspiração por produtos de alta qualidade e com preço alinhado aos benefícios que oferece. Seu processador True Octa-core™ é um dos mais rápidos do mundo, com 8 núcleos de processamento, que podem trabalhar simultaneamente, dependendo da exigência da tarefa. O Octa conta com design inovador e qualidade superior de acabamento, com bordas quadradas e vidros frontal e traseiro resistentes a riscos e a quebras.

PositivoOctaX800Branco

O aparelho é ultrafino, com espessura de 7,9mm. Chega ao mercado em três cores: branco, preto e dourado. Mais uma novidade do dispositivo são suas câmeras. Além de apresentar resoluções avançadas se comparadas aos aparelhos concorrentes – traseira de 13 megapixels com flash e frontal de 5 megapixels –, o Positivo Octa X800 conta com inovações de software que permitem a captura de fotos por gesto ou por voz, dizendo xis, a criação de foto moldura e a aplicação de novos efeitos de cor.

PositivoOctaX800Preto

Além disso, o Octa tem uma tela de 5 polegadas IPS HD, sistema operacional Android 4.4 – Kit Kat, com previsão de atualização para Android 5.0 – Lollipop ainda no primeiro semestre, memória RAM de 1GB, armazenamento interno de 8GB ou 16GB – expansível com cartão micro SD para até 32GB –, conectividade Wi-Fi com roteador, Bluetooth 4.0, GPS e Duplo SIM. O preço sugerido é de 899 reais para a versão de 8GB e de 949 reais com a opção de 16GB de armazenamento.

PositivoOctaX800Dourado

A Mediatek, fabricante do processador octa-core, reforça as vantagens do MT6592, adotado no Positivo Octa x800. “O chipset True Octa-core™ MT6592 possibilita que até oito núcleos operem simultaneamente, enquanto o módulo de controle CorePilot® monitora a temperatura e o consumo de energia. Estamos muito satisfeitos que a Positivo seja a primeira empresa no Brasil a fabricar smartphones octa-core com o processador MT6592”, afirma Finbarr Moynihan, Gerente Global de Vendas Corporativas da MediaTek.

Primeiras Impressões

Mesa-reporteres-2

O Showmetech esteve presente no evento de apresentação dos novos smartphones da Positivo

Apesar de ter sido um contato superficial, a primeira impressão da nova linha de smartphones da Positivo é muito boa. O grande destaque é, naturalmente, o Positivo Octa X800, que tem uma boa pegada com seu acabamento elegante e parece ser muito rápido.

O Positivo S550 também é uma opção muito interessante, com sua tela de 5,5 polegadas de boa resolução (aparente). Finalmente, o Positivo P30 pode ser uma grande sacada da empresa, que chega como o primeiro feature phone com conectividade 3G do mercado nacional.

A iniciativa da Positivo deve ser bem recebida pelo consumidor brasileiro. É muito satisfatório saber que, apesar do clima de pessimismo que ronda o país, existam iniciativas que coloquem o Brasil na corrida pela produção de tecnologia. Ficamos na torcida para que a nova linha de smartphones confirmem os boas perspectivas que apresentou no seu evento de hoje.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de MOBILE

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top