Conecte-se conosco
smt-ElonMusk-MarsMusk

Ciência e Tecnologia

Elon Musk planeja missão tripulada para Marte em menos de dez anos

Durante a Code Conference, Elon Musk declarou que a SpaceX trabalha para enviar uma missão tripulada para Marte até 2024

smt-ElonMusk-P1

Elon Musk é uma das personalidades mais excêntrica de nossos tempos. Além de chefiar empresas como a Tesla e o Paypal, o bilionário ainda dedica boa parte de seu tempo materializando sonhos mais lúdicos através da SpaceX. O mais recente deles envolve o envio de uma missão tripulada para Marte até o ano de 2024. A viagem duraria cerca de 6 meses e poderia levar passageiros humanos (incluindo Musk) até o Planeta Vermelho.

Para tornar isso possível, Musk planeja construir uma segunda versão da nave Dragon – a Dragon V2. A espaçonave teria o tamanho de uma SUV e seria capaz de transportar até 7 astronautas. O cronograma prevê que os primeiros testes devem acontecer já em 2018, porém sem passageiros humanos a bordo, realizando a missão apenas com cargas como simulação.

smt-ElonMusk-DragonV2

O anúncio foi feito pelo próprio Elon Musk durante a Code Conference, uma conferência sobre tecnologia, que ocorre anualmente na cidade de Rancho Palos Verdes, na Califórnia. “Se tudo correr como planeado, devemos conseguir enviar pessoas (para Marte) em 2024, com chegada prevista para 2025“, afirmou. Musk deseja colonizar o Planeta Vermelho, e em setembro vai apresentar o plano da SpaceX para concretizar este objetivo.

Segundo o portal Mashable, neste momento o principal desafio da empresa é conseguir que a Dragon V2 tenha a capacidade de regressar à Terra. O primeiro passo para lidar com este problema foi dado com o desenvolvimento do Falcon Heavy, um imenso foguete que aumentou a autonomia da espaçonave. Entretanto, o aumento ainda não é o suficiente para garantir o retorno para Terra.

smt-ElonMusk-FaconHeavy

Musk também falou sobre porquê é tão importante recuperar os propulsores de foguetes que caem no mar. “Imaginem enviar uma pilha de dinheiro pela atmosfera e no meio do caminho ela começar a se quebrar em pedaços. Você não tentaria salvá-la?“, questionou. Segundo a SpaceX, cada propulsor de foguete custa entre 30 e 35 milhões de dólares para ser produzido.

Apesar de ainda existir (literalmente) um imenso caminho até que a missão tripulada para Marte se torne realidade, o fundador da SpaceX confirma que ele mesmo pretende participar de uma dessas missões. Elon Musk declarou que pretende ir ao Planeta Vermelhoem algum momento no futuro”, mas completou dizendo que deve participar de uma missão tripulada no espaço dentro de 4 ou 5 anos.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top