Conecte-se conosco
http://technewz.net

Notícias

Em 2098, o Facebook pode ter mais mortos do que vivos

Facebook será um cemitério virtual

(Reproduçao/technewz.net)

De acordo com um investigador da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, a rede social de Mark Zuckerberg, se tornará o maior cemitério virtual do mundo em pouco mais de 80 anos e terá mais perfis de mortos do que de pessoas vivas se continuar no mesmo ritmo.

Quem defende essa tese é Hachem Sadikki, investigador do departamento de Matemática e Estatística da Universidade de Massachusetts, e fez as contas apenas com a base na política atual do Facebook, que conta com mais de 1 bilhão de usuários e não tem meios de detectar se um usuário veio à óbito ou apenas abandonou seu perfil.

Como a rede social não apaga automaticamente as contas de usuários após seu falecimento, elas permanecem visíveis e só podem ser totalmente excluídas se algum parente ou amigo tiver conhecimento da senha do usuário para deletar o perfil, gerando assim perfis fantasmas, que serão maioria no Facebook em 2098 de acordo com o estudo.

Não é difícil achar algum contato seu que tenha ido à óbito e apareça em uma das lembranças da rede social, ou esteja fazendo aniversário. Essa é uma situação bem embaraçosa e já me deparei com ela em minha linha do tempo recentemente:

obito-facebook

Sad, but true.

Para tentar sanar esse tipo de situação o Facebook já conta com algumas ferramentas, como o “Contato Herdeiro”, que é alguém que você escolhe para gerenciar sua conta após o seu falecimento. Ela pode fixar uma publicação na sua Linha do Tempo, responder a novas solicitações de amizade e atualizar a sua foto do perfil, mas não poderá publicar conteúdo por você ou ver as suas mensagens, ou se você desejar não ter um “Facebook do além”, ela poderá baixar uma cópia de todo conteúdo e excluir sua conta.

A desvantagem desse recurso é que ele deve ser configurado pelo dono da conta ainda em vida. Para configurar um contato herdeiro vá em Configurações>Segurança>Contato Herdeiro. Mas escolha bem, pois depois de morto não poderá se arrepender.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Notícias

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top