Conecte-se conosco
Empresa americana cria cartão universal com tela e-ink

Ciência e Tecnologia

Empresa americana cria Cartão Universal com tela e-ink

A empresa americana Plastc criou o primeiro cartão universal, com tela e-ink, que armazena dados de todos os outros cartões da sua carteira. Veja como ele funciona.

Empresa americana cria cartão universal com tela e-ink

Se você se incomoda com a quantidade de cartões de crédito, débito, alimentação, fidelidade, acesso às dependências de trabalho, identidade, etc… saiba que uma empresa americana criou uma solução específica para esse problema: o Plastc, um cartão universal.

Compatível com tecnologias amplamente utilizadas, como o sistema EMV (presente nos cartões Eurocard, Mastercard e Visa) e com os chips RFID (que permite armazenar outros tipos de cartões, como fidelidade, de acesso e cartões-salário), o Plastc pode ser mais vantajoso que os sistemas de pagamento móvel (mobile payment, em inglês) apresentados pelo Google, com o Google Wallet, ou pela Apple, com o Apple Pay, que se baseiam em parcerias de adoção da tecnologia NFC, que ainda não vingou.

Em um cartão, é possível armazenar até 20 cartões ou registros diferentes, sincronizados pelo smartphone através de um aplicativo. O Plastc exibe na tela e-ink informações sobre o cartão selecionado, como número, nome, validade e bandeira selecionada, além de permitir adicionar outras informações como foto, assinatura e outras que permitam a identificação do usuário. Com o chip EMV e a tarja magnética programável, o Plastc é absolutamente compatível com qualquer terminal de cartão no mundo, inclusive aqui no Brasil.

Empresa americana cria cartão universal com tela e-ink

Ainda assim, também é possível incorporar os serviços do Google Wallet e Apple Pay ao Plastc, já que ele também suporta a tecnologia NFC.

O aplicativo de gerenciamento do Plastc permite um controle completo das finanças do usuário, exibindo todas as operações financeiras realizadas, classificadas pela bandeira utilizada.

Empresa americana cria cartão universal com tela e-ink

Caso o cartão seja perdido, ele pode ser bloqueado imediatamente, liberando apenas quando for localizado pelo usuário. O bloqueio e desbloqueio podem ser feitos pelo smartphone. Outras medidas de segurança incluem um PIN, que precisa ser digitado na tela e-ink e um sensor de proximidade, que alerta o usuário quando o cartão estiver longe do smartphone.

Diferente dos cartões tradicionais, o Plastc precisa ser carregado a cada 30 dias. Para isso, a empresa fornece junto com o cartão um carregador sem fios (por indução magnética).

Empresa americana cria cartão universal com tela e-ink

A pré-venda do cartão já começou nos Estados Unidos. O Plastc custa US$ 155,00, sem previsão da empresa de quando ele será lançado em outros países. Para saber um pouco mais, veja o vídeo de introdução da empresa:

Para saber mais, visite o site do Plastc.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top