Connect with us
Empresa brasileira cria óculos de realidade virtual para smartphones

Ciência e Tecnologia

Empresa brasileira cria óculos de realidade virtual para smartphones

Uma start-up brasileira sediada em Curitiba, no Paraná, anunciou a criação do primeiro óculos de realidade virtual brasileiro.

Empresa brasileira cria óculos de realidade virtual para smartphones

A Beetech, start-up brasileira sediada em Curitiba, no Paraná, anunciou a criação do primeiro óculos de realidade virtual brasileiro, desenvolvido para o uso com os principais smartphones do mercado.

Chamado de BeeNoculus, ele foi criado por José Evangelista Terrabuio Junior que, com a ajuda da Incubadora Tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Intec – Tecpar), fundou a start-up com o propósito de comercializar a ideia.

O modelo será lançado mundialmente durante a Consumer Electronics Show 2015 (CES 2015), maior feira internacional de tecnologia, a ser realizada em janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Terrabuio Jr. explica que a estratégia de lançar o aparelho na CES 2015, apoiada pela Intec, é fazer com que o BeeNoculus se torne um produto global. “Todas as novidades tecnológicas são apresentadas nesta feira. Grandes empresas estarão lançando seus produtos ali e teremos a oportunidade de revelar o nosso óculos. Queremos estar onde a tecnologia de ponta está sendo desenvolvida e com isso chamar a atenção de investidores”, salienta.

O BeeNoculus é um óculos de realidade virtual que acopla o smartphone dentro do aparelho para proporcionar a imersão no conteúdo de aplicativos, jogos e filmes, através de lentes presentes no dispositivo. Ele pode ser usado em smartphones com telas que variam de 4 a 6 polegadas.

O time de engenharia de software do BeeNoculus já criou cinco aplicativos de referência para uso em iPhones (iOS) e smartphones Android, além de um SDK para Unity, para ajudar a criar um ecossistema de desenvolvimento de apps de realidade virtual.

Os aplicativos já podem se baixados nas lojas da iTunes App Store e Google Play. Veja abaixo algumas imagens extraídas deles, onde o conteúdo é “duplicado” na tela do smartphone, para dar a impressão tridimensional:

O preço do produto deve custar aproximadamente R$ 100, um ínfimo do valor estimado para concorrentes como o Gear VR da Samsung ou o Oculus Rift da Oculus. Para participar da pré-venda, é necessário realizar o cadastro no site da empresa.

Para saber mais, visite o site oficial do BeeNoculus.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top