Connect with us

Geral

Entendendo as Auroras

As Auroras Boreal e Austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Elas podem ser visualizadas, a olho nu, no período noturno ou no final das tardes. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes. Para entender como elas funcionam…

As Auroras Boreal e Austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Elas podem ser visualizadas, a olho nu, no período noturno ou no final das tardes. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes. Para entender como elas funcionam, veja o vídeo abaixo:

Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao Pólo Norte é chamado de Aurora Boreal e quando aconteceu no Pólo Sul é chamado de Aurora Austral. Ambos são mais comuns entre os meses de Fevereiro, Março, Abril, Setembro e Outubro.

A Aurora Boreal pode aparecer  de várias formas: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.

Em momentos de tempestades solares, uma quantidade considerável desta atividade pode chegar até o nosso planeta. Quando isso ocorre, as Auroras se tornam mais comuns. Porém, se por um lado somos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro, somos prejudicados: tempestades solares interferem e danificam sinais de televisão, radares, sistemas telefonia e até satélites.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top