Conecte-se conosco
ssd-capa

Ciência e Tecnologia

Entendendo o que é SSD

O SSD é a grande tendência em termos de armazenamento. Compreenda o que são esses dispositivos.

SSD - entenda o que é

Nos últimos anos a evolução dos notebooks passou, em grande parte, pela mudança no sistema de armazenamento. Além do desenvolvimento Cloud Services, um outro elemento foi fundamental nessa transformação: o SSD.

O que é SSD

SSD - Definição

SSD é a sigla em inglês para Solid-state drive ou unidade de estado sólido. O termo se refere a um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais.

Normalmente, essas unidades são construídas em torno de um circuito integrado semicondutor, responsável pelo armazenamento e possuem memória flash (tecnologia semelhante as utilizadas em cartões de memória e pendrives).

Isso torna os SSDs essencialmente diferente dos HDDs e fitas LTO — que utilizam sistemas magnéticos e dos CDs e DVDs, que usam sistemas óticos.

Como funciona

SSD - Como funciona

Para compreender o funcionamento de um SSD, é preciso conhecer dois componentes fundamentais:

  • Memória flash: Responsável direta por guardar todos os arquivos, não necessita de motores para funcionar.
  • Controlador: Possui a função de gerenciar a troca de dados e informações que envolvem o computador e a memória flash.

Por funcionar eletricamente, o SSD consegue tornar as funções de leitura e escrita mais velozes e silenciosos. Já o controlador é responsável por criptografar informações, mapear partes que apresentam defeitos no SSD, aumentar a vida útil da memória flash e administrar o cache de leitura e escrita de arquivos.

Vantagens e desvantagens

SSD - Vantagens e desvantagens

Os dispositivos SSD trazem muitas vantagens em relação aos dispositivos de armazenamento convencionais, incluindo o menor consumo de energia, o silêncio e a possibilidade de trabalhar em temperaturas mais altas.

  • Tempo de acesso reduzido
  • Mais silencioso
  • Mais resistentes contra choques físicos
  • Mais leve
  • Menor consumo de energia;
  • Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDDs comuns
  • Largura de banda muito superior aos demais dispositivos

Apesar de oferecer vários benefícios em relação ao HDD, as SSDs apresentam algumas desvantagens, porém em menor número

  • Custo mais elevado;
  • Capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos IDE e SATA.

Conclusão

SSD - Conclusão

Crédito da imagem: ShutterStock

Como toda nova tecnologia, o SSD apresenta como principal desvantagem seu custo elevado. A boa notícia é que os preços desses dispositivos vem caindo sucessivamente. Além disso, unidades com capacidades cada vez maiores estão sendo lançadas.

Levando-se em conta que as vantagens são muito maiores que as desvantagens, adquirir um dispositivo SSD pode ser um ótimo negócio. No Brasil temos modelos de fabricantes conhecidas como a Samsung, Kingston, SamDisk, Western Digital, entre outras. O modelo mais básico com capacidade de 120 GB pode ser encontrado por a partir de 180 reais.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top