Conecte-se conosco
smt-Hyperloop-capa

Ciência e Tecnologia

Equipe do MIT irá projetar o primeiro protótipo do Hyperloop

Equipe terá acesso às instalações da SpaceX no Texas, onde poderá realizar os primeiros testes em uma pista real de Hyperloop

smt-Hyperloop-P5

A equipe do MIT terá acesso às instalações da SpaceX no Texas, onde poderá realizar os primeiros testes em uma pista real de Hyperloop

O sistema Hyperloop proposto pela empresa SpaceX de Elon Musk caminha a passos largos para se tornar uma realidade. No último fim de semana, centenas de engenheiros de diferentes partes do mundo se reuniram no Texas para apresentarem suas idéias de modelos de pods que possam trasportar passageiros através do sistema. Coube à equipe de estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) a missão de desenhar o primeiro protótipo do Hyperloop.

Hyperloop é um sistema de transporte ultra rápido pensado pela SpaceX que começou a ser desenvolvido em 2013. Em linhas gerais, a ideia é criar um meio de transporte de passageiros em túneis fechados, capaz de atingir velocidades de até 800 milhas por hora (cerca de 1300 km/h), o que reduziria uma viagem de Los Angeles a San Francisco para apenas 30 minutos, por exemplo (confira a galeria de imagens-conceito no final da matéria).

smt-Hyperloop-P3

Confira alguns dos detalhes de como funcionaria o Hyperloop

A competição foi organizada pelo Departamento de Engenharia da Texas A&M University. O evento contou com mais de 115 equipes de engenheiros de 27 universidades dos EUA e 20 equipes de escolas de outros países, além de algumas equipes do ensino médio. No entanto, apenas 22 equipes avançaram para a rodada final da competição na Califórnia, onde eles começarão a construir e testar seus projetos de pods em uma pista real de Hyperloop construída por SpaceX.

O projeto da equipe do MIT foi considerada a melhor plataforma de desenvolvimento de um protótipo. Agora, a equipe terá acesso às instalações da SpaceX no Texas, onde poderá realizar os primeiros testes. Pelo cronograma, os primeiros experimentos com passageiros humanos deve começar em algum momento de junho deste ano em Hawthorne, na Califórnia, sede da SpaceX no próximo verão americano.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top