Conecte-se conosco
Mac Office

Apple

Especial: A vida com um Mac – Usando um Mac para trabalho

Segundo post da nossa série que analisa como é o dia a dia usando um Mac e o OS X, da Apple. Neste analisamos como é usar um Mac para trabalho, avaliando o uso do Microsoft Word, Excel, Outlook, navegadores e Skype.

Outlook Mac

Nesta série especial do Showmetech analisamos, em 6 posts, como é usar um Mac da Apple no dia a dia, especialmente para trabalho, vida pessoal, jogos e como usufruir do Windows junto com o Mac OS XOs posts vão ao ar todas as quartas-feiras, às 19:00, começando no dia 12 de fevereiro e terminando em 19 de março.

Até começar a usar o OS X no trabalho, meu setup era praticamente o padrão no mundo corporativo: Windows XP/7, Microsoft Office, especialmente Word e Excel, Outlook para email, um navegador e Skype para comunicação.

Email corporativo e Outlook

O Microsoft Outlook é o programa de email padrão em boa parte das empresas. Neste ponto, a transição é mais ou menos tranquila. Isso porque a versão do Office para Mac possui uma versão do Outlook. Porém, ela é claramente inferior à versão para Windows.

Infelizmente não posso opinar a respeito da integração com o Exchange, pois em meu escritório nunca chegamos a implementar isso. Usávamos o Outlook em sua configuração mais simples, conectando via POP ou IMAP com nosso provedor de email.

Com isso, não tive muitos problemas. Bastou exportar meus arquivos pst do Outlook para Windows e importá-los no Outlook para o Mac para estar com tudo funcionando.

Embora diversos dos meus colegas que passaram a usar Mac tenham simplesmente continuado a usar o Outlook para Mac, eu acabei optando por mudar meu sistema para uma configuração GMail + Sparrow, por causa da leveza desse último programa e da melhor adaptação do GMail com Android e outros serviços mobile. Mas o ponto é, se você usa Outlook (sem Exchange), provavelmente continuará a usar a versão para Mac sem maiores problemas.

Se alguém tiver alguma experiência com essa transição envolvendo o Exchange, fique à vontade para nos contar nos comentários.

Mac Office

Word, Excel, Power Point

O Office para Mac traz versões dos programas Word, Excel e Power Point. Porém, eu acabei encontrando alguns problemas que me fizeram abandonar a idéia de rodar a versão para Mac, que relato a seguir.

Como advogado com clientes nem tão tecnológicos, eu sempre fiz uso extensivo de recursos do Word como comparar documentos e mesclar revisões, com os quais o próprio programa compara um documento original com outro modificado, mesmo que o modificado não tenha tido o recurso de “Marcar alterações” ativado.

Assim que observei que este recurso não estava presente no Word, não tive opção a não ser retornar para a versão do Windows (como fiz isso será explicado em outro post).

O mesmo problema encontrei com o Excel. Mesmo não sendo um usuário avançado deste programa como alguns dos meus colegas auditores, em pouco tempo me deparei com diversas limitações do programa quando comparado à versão para Windows.

E, tanto no Word como no Excel, presencisei diversos travamentos e, em alguns casos, o sistema de salvamento automático não funcionou, o que me fez perder trabalho e desistir totalmente do Office para Mac.

Quanto ao Power Point, nem precisa tentar. A Apple oferece o Keynote, que é muito melhor e ainda oferece uma boa (não perfeita, mas boa) integração com o PowerPoint. Se você faz muitas apresentações mas não precisa enviar para outras pessoas editarem, trocar o programa da Microsoft pelo da Apple é uma boa pedida.

Em resumo, o Office para Mac deve atender bem a usuários menos avançados, que não necessitem de recursos avançados das versões para Windows que não estão presentes na versão para Mac. Já faz alguns anos que testei o Office para Mac, mas acredito que esses travamentos já devem ter sido corrigidos em versões mais novas.

Navegadores

Neste quesito, você estará mais bem servido do que com Windows. Além de poder instalar o Google Chrome e o Firefox, o OS X vem com o ótimo Safari, que dá voltas e voltas no Internet Explorer, especialmente nas versões mais antigas.

Skype

Skype

O Skype possui uma versão nativa para o OS X. No começo, a diferença de qualidade para a versão do Windows era gigante, com o app para Mac tendo graves problemas.

Nos últimos anos, contudo, o Skype para Mac evoluiu bastante e atualmente é um ótimo substituto para a versão Windows.

Conclusão

Usar o Mac OS X no trabalho deve ser o maior empecilho para adotar um Mac como único e principal computador. Embora existam alternativas para quase todos os usos do Windows em um ambiente corporativo, especialmente quanto aos aplicativos da própria Microsoft, a experiência ainda fica aquém do Windows.

Entretando, isto não é o fim do mundo, e, em outro post nesta série, vamos mostrar como ter o melhor dos dois mundos.

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top