Conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

Especial Taiwan: nanotecnologia no combate ao câncer

Pesquisadores da NCTU, National Chiao Tung University, em Taiwan, desenvolveram um projeto para usar a nanotecnologia no combate ao câncer.

Laboratório da National Chiao Tung University -NCTU em Taiwan / reprodução

No laboratório da NCTU, National Chiao Tung University, em Taiwan, pesquisadores trabalham em um projeto para usar a nanotecnologia no combate ao câncer.  O experimento utiliza os conceitos de nanopartículas para levar os quimioterápicos com mais eficácia até os tumores, aumentando as chances de cura e diminuindo consideravelmente os efeitos colaterais.

O estudo utiliza uma solução com nanopartículas e um campo magnético. “Nós desenvolvemos este produto com um conceito simples e um processo simples. Nós encontramos este meio de transporte mais eficiente para levar a medicação”, afirma o professor San-Yuan Chen, responsável pela pesquisa.

No tratamento tradicional, uma grande dose de quimoterápicos é injetada no corpo e atinge as partes afetadas pelo tumor e as sadias. É por isso que os pacientes sofrem com inúmeros efeitos colaterais como queda de cabelo, náuseas e vômito.

No projeto desenvolvido pela NCTU, a ideia é criar nanopartículas com óxido de ferro que podem transportar a medicação para tratar tumores. A solução é injetada na pessoa doente e um campo magnético atrai a medicação para  área atingida pelo tumor. Com isso, em vez de espalhar o tratamento pelo corpo, é possível injetar uma quantidade bem menor de quimoterápicos para o lugar certo.

Entenda como funciona a nanopartícula usada na pesquisa

Entenda como funciona a nanopartícula usada na pesquisa

Pra ficar mais fácil entender, o professor Chen nos mostrou um experimento simples (veja o vídeo abaixo). Ele preparou uma solução com água e as nanopartículas. Ao aproximar um pequeno imã do frasco, a medicação com o óxido de ferro é atraída pelo campo magnético!

Não é interessante? No Brasil, existem estudos parecidos sendo desenvolvidos pelo Hospital Albert Einstein em São Paulo.

“A quantidade de material que você usa e os recursos inteligentes das nanopartículas, permitem que a terapia e o diagnóstico, sejam localizados”, diz o físico Lionel Contreras, responsável pela pesquisa com nanotecnologia no Einstein.

Resultados

Os primeiros testes realizados em ratos foram animadores. Para seguir com a pesquisa, a NCTU fez um acordo com uma empresa farmacêutica que vai prosseguir com a pesquisa até que seja possível testar o tratamento em humanos.

“Muitas drogas, mesmo comercializadas tem uma eficácia de apenas 30%. Nós precisamos de uma boa tecnologia como esta para aumentar a eficiência das terapias e reduzir a toxicidade”, explica T.S. Jiang, diretor da empresa que fez um acordo com a universidade.

Nanotecnologia é cada vez mais usada em diversos produtos / reprodução

Nanotecnologia é cada vez mais usada em diversos produtos / reprodução

Nanotecnologia

O prefixo nano deriva da palavra grega anão e é usado para indicar a medida de um bilionésimo de uma unidade. A proporção entre a Terra e uma moeda de um real é aproxidamente a mesma entre a moeda e uma nanopartícula.

Nanotecnologia foca as propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico. O principal objetivo é criar novos materiais e produtos manipulando átomos e moléculas. Apenas laboratórios e indústrias com equipamentos de alta precisão conseguem lidar com esta tecnologia.

Atualmente existem centenas de produtos que utilizam a nanotecnologia. Os processadores de computador são, provavelmente, os componentes eletrônicos que mais se utilizam da nanotecnologia.

Mas estas partículas minúsculas também são usadas em larga escala na fabricação de tecidos, tintas e até mesmo no protetor solar que você usa quando vai à praia.

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top