Conecte-se conosco
Taipei 101 recebeu o certificado de edifício ecológicamente correto / reprodução

Ciência e Tecnologia

Especial Taiwan: Taipei 101, um arranha-céu amigo do meio ambiente

O Taipei 101, um dos prédios mais altos do mundo, se tornou o primeiro arranha-céu a receber o certificado de edifício ecológicamente correto.

Taipei 101 recebeu o certificado de edifício ecológicamente correto / reprodução

Não há quem passe por Taipé, capital de Taiwan, e não note o Taipei 101. Um dos edifícios mais altos do mundo, com 508 metros e 101 andares, chama a atenção de longe.

O prédio que já ostentou o título de mais alto do mundo, se tornou o primeiro entre os gigantes a receber o certificado verde depois de passar por uma reforma que durou dois anos e custou cerca de US$ 2 milhões (cerca de R$ 4,4 mi).

Construído em 2004, o Taipei 101 já foi projetado com algumas características de respeito ao meio ambiente. O prédio coleta água da chuva, que é usada nas descargas e para regar seu jardim, e as janelas, de duas folhas de vidro, ajudam a evitar que o calor do exterior entre no edifício.

Mas para se tornar o arranha céu ecológico mais alto do mundo foi preciso ainda mais. O sistema de ventilação recebeu melhorias para economizar energia e o sistema de irrigação foi modificado para gastar ainda menos água.

O setor de reciclagem de lixo também recebeu uma atenção especial. A separação dos materiais é quase completa. Existem caixas específicas para vários tipos de produtos como garrafas, fios e cabos, teclados de computador e embalagens de cosméticos. Tudo tem destinação certa!

As 10 mil pessoas que trabalham no prédio foram incentivadas a usar o transporte público para ir ao trabalho e a caminhar um pouco para comprar comida na hora do almoço, cortando a emissão de carbono nos deslocamentos com veículos.

O Taipei 101 é um complexo multifuncional de escritórios, restaurantes e um shopping. O edifício é aberto ao público e possui os elevadores mais rápidos do mundo que atingem uma velocidade de 60 Km/h.

Veja o vídeo da subida do elevador que leva apenas 37 segundos para sair do térreo e chegar ao 89° andar:

“O prédio já tinha uma boa base de cuidados com o meio ambiente, mas foi preciso fazer um upgrade, especialmente na parte de energia”, conta Sigo Lin, responsável pela administração desta pequena cidade.

O sistema de ventilação usado no interior permite poupar até 30% de energia através dos 3400 controladores de temperatura, sem afetar o nível de conforto. A redução de consumo de energia é a máxima deste gênero em construções.

Vista do observatório do Taipei 101

Vista do observatório do Taipei 101

O Taipei 101 recebeu a certificação do Leed-ebom de Platina (liderança em energia e design ambiental para edifícios já existentes), o nível mais elevado de reconhecimento internacional para edifícios ecológicos.

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top