Conecte-se conosco
Mona Lisa feita com peças de computador na sede da Asus / foto: Henri Karam

Ciência e Tecnologia

Especial Taiwan: um designer brasileiro na Asus

Entrevistamos o brasileiro Daniel Alenquer, responsável pelo departamento de inovação estratégica da Asus, uma das maiores empresas de Taiwan.

Mona Lisa feita com peças de computador na sede da Asus / foto: Henri Karam

Mona Lisa feita com peças de computador na sede da Asus / foto: Henri Karam

Para os taiwaneses, projetar eletrônicos é como recriar uma tela do gênio da pintura, Leonardo da Vinci. A Mona Lisa feita apenas com peças de computador fica na sede de uma das maiores empresas de tecnologia do país. A Asus é especializada na fabricação de placas-mãe, placas de vídeo, roteadores, discos óticos, tablets e computadores.

Nós visitamos a sede da empresa em Taipé para conhecer as últimas novidades da empresa. Como outras fabricantes de equipamentos eletrônicos, as apostas estão voltadas para os equipamentos híbridos – especialmente os que misturam computadores e tablets.

ASUS Transformer AiO P1801 / reprodução

 

O Asus Transformer AiO P1801 é um bom exemplo disso. O computador é o primeiro “All-in-one” do mercado que roda tanto o sistema Android como o Windows. É possível alternar entre os dois sistemas operacionais com o toque de um botão.

Este dispositivo híbrido possui uma base com teclado e mouse, além da tela sensível ao toque de 18 polegadas. Uma vez desencaixada do restante, a tela pode ser usada como um tablet – apesar de ser que um pouco grande e pesada.

O mesmo acontece em outros produtos da empresa, como o Fonepad, que é uma mistura de tablet e smartphone.

Asus Fonepad - mistura de smartphone e tablet / reprodução

Asus Fonepad – mistura de smartphone e tablet / reprodução

Na último andar da sede, apenas o presidente e poucos funcionários são autorizados a entrar. Lá funciona o centro de desenvolvimento de novos produtos, onde os engenheiros e designers trabalham em projetos que só devem chegar ao mercado daqui a 1 ou 2 anos.

Um brasileiro tem livre acesso ao último andar. O mineiro Daniel Alenquer deixou o Brasil há 13 anos. Desde 2007, trabalha na Asus onde montou o departamento de inovação estratégica e divide o trabalho entre Taiwan e Cingapura.

Daniel nos contou que o foco das empresas atualmente é criar uma experiência agradável ao usuário, humanizando cada vez mais os eletrônicos.

“A gente consegue colocar uma quantidade enorme de sensores em todos os equipamentos. Então, a gente tem como ler uma série de acontecimentos, uma série de variáveis, que estão acontecendo em volta do produto. Não importa se é um tablet, se é um smartphone ou qualquer tipo de produto. E, com isso, a gente consegue entender melhor como que as pessoas estão usando os produtos e, a partir daí, a gente consegue fazer com que o produto reaja de uma forma muito mais humana”, explica Daniel.

O brasileiro também destaca a perseverança dos taiwaneses na busca por melhorias nos produtos e admite: “vem muita coisa nova por aí!”.

Ficou curioso? Assista outros trechos exclusivos da entrevista com Daniel Alenquer, diretor do centro de design da Asus:

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top