Conecte-se conosco
windows-phone-mango

Aplicativos

Especial: tudo sobre o Windows Phone Mango

Conheça todas as novidades que chegaram com a nova atualização do sistema Windowws Phone, conhecida como Mango (fotos, vídeos e informações).

Embora já tenhamos avaliado o novo HTC HD7, ainda não tivemos a oportuniade de testar a nova versão do sistema operacional Windows Phone, conhecida como Mango.

Porém, a blogueira Bia Kunze fez um excelente post com suas primeiras impressões sobre o sistema, tendo como base o smartphone HTC 7 Trophy. Se você estiver interessado, recomendamos a visita ao post completo dela. Abaixo, seguem os pontos que consideramos mais importantes sobre o Mango, seguidos de vídeos demonstrativos do sistema:

Disponibilidade: a Microsoft incluirá mais 35 países no mapa do Windows Phone 7, entre eles o Brasil. Os primeiros smartphones com a vesão Mango chegarão às lojas nos próximos meses. As empresas que forneceram os novos aparelhos são a HTC, Samsung, LG e, futuramente, a Acer.

Defeitos: os “defeitos” mais sérios da primeira versão do Windows Phone 7 foram consertados. Segundo fontes que trabalham na empresa, ao todo, foram incorporadas mais de 500 correções.

Tela: a tela do modelo HTC 7 Trophy foi considerada grande, brilhante e com o melhor touchscreen que ela já teve a oportunidade de manusear.

Interface: os menus do Windows Phone são lindos, intuitivos e, certamente, bem originais. Um detalhe agradará em muito que tem dificuldades em ler o que está nas telas dos aparelhos atuais: o tamanho das fontes. Ele faz com que este seja o sistema operacional com a melhor legibilidade, para felicidade dos hipermétropes. O acesso ao sistema também é muito intuitivo. A tela principal é composta por blocos dinâmicos (“tiles”), esses pequenos quadradinhos com status do celular, mensagens, notificações e atalhos para os aplicativos favoritos. A seta no topo superior direito leva ao rol completo dos aplicativos do aparelho, tanto os nativos quanto os comprados (em formato de lista).

Multitarefa: apertando e segurando o botão voltar, abrem-se as janelas dos aplicativos abertos, bastando selecionar uma para alternar entre eles. O ambiente multitarefa lembra o sistema de “cards” do webOS.

Copiar/colar: sim, esta função foi finalmente adicionada. Basta selecionar o trecho desejado para copiar e salvar na área de transferência. Depois, surge um ícone com o símbolo de “colar” na área do teclado. Um detalhe interessante: ao selecionar uma palavra qualquer, e clicar o botão da lupa, abre-se automaticamente a busca no Bing.

Botão de câmera: O botão físico da câmera a ativa mesmo com o aparelho bloqueado. Com isso, ganham-se aqueles preciosos segundos na hora de tirar uma foto.

Navegador/Browser: o Internet Explorer do Windows Phone suportará o mesmo procesamento gráfico do Internet Explorer do PC, com HTML5.

Social: Serviços Windows Live já virão nativamente integrados a todo o ecossistema do aparelho, bem como redes sociais. Assim, ele já vem pronto pra rodar Facebook, Linkedin, Skype, Twitter, Messenger, Skydrive, Hotmail, Office Live etc.

Contatos: a cada contato de sua agenda estarão incorporados os tradicionais campos de telefone, endereço, email, bem como os últimos posts, fotos publicadas, comentários do Twitter, etc. A sincronização com as redes sociais é completa.

Emails: organizadas por conversação, inbox único, sinalização ou remoção múltiplas. Finalmente!

Calendário multi-ambiente: agenda do Outlook, calendários assinados, Exchange, Windows Live.

Pacote Office: o sistema possui uma tela home com acesso a documentos recentes, não importa onde estejam, inclusive na nuvem.

Skydrive: é o Dropbox da Microsoft, com 25 GB de armazanamento na nuvem. Acessa-se álbuns de fotos, com tags, slideshow, informações da imagem e possibilidade de compartilhamento imediato em redes sociais.

Bing, busca e mapas: mapas integrados com pontos de interesse ao redor, fixar favoritos e salvar no histórico. Contudo, a integração com mapas brasileiros ainda não está pronta, e esse é também um dos motivos do Windows Phone 7 ainda não estar em nossas lojas.

Bing Vision: o Google Goggles da Microsoft, escaneia capas de livros, CDs, DVDs, etc, para lhe trazer informações imediatas da internet sobre esse conteúdo.

Jogos: Nesta categoria, a Bia nos deixou morrendo de curiosidade. Segundo ela, “aqui a Microsoft vai arrebentar”. Primeiro, por causa da integração com Xbox Live, com avatar incorporado ao game score. Segundo, pelo hardware poderoso: um bom processamento gráfico é pré-requisito da Microsoft com todas as fabricantes. Terceiro, pela parceria com desenvolvedores dispostos a levar a experiência do Xbox ao Windows Phone.

Marketplace: a versão da loja de aplicativos aqui no Brasil é a mesma mundialmente, com todos os aplicativos e jogos, sem restrição territorial.

Bateria: O modelo usado (HTC Trophy) não brilhou exatamente nesse quesito, mas já consome menos bateria que os iPhones e Androids mais gastões.

Atualizações: Sim, elas são GLOBAIS, esem fragmentação! As configurações de hardware são pré-requisito da Microsoft, e cada fabricante faz seu dispositivo seguindo as exigências.

Conclusões:

Vê-se que o sistema evoluiu muito desde o seu lançamento. Recentemente, testamos um HTC HD7 sem a versão Mango. E ele já nos deixou impressionado! A tela tem mesmo uma excelente resposta ao toque e o sistema operacional parece até mais rápido e fluído que o nosso HTC HD (Android). E, confesso: o design do HD7 deixou o Desire HD com cara de vovô Android.

Vídeos:

Fonte: Garotasemfio e Ramalhoblog. (recomendamos a visita!)

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top