Conecte-se conosco
Windows x Mac OS X

Apple

Especial: A vida com um Mac – Introdução

Primeiro post da nossa série que analisa como é o dia a dia usando um Mac e o OS X, da Apple. Veja como é a transição do Windows para o Mac OS X e as vantagens e desvantagens de cada plataforma.

Mac OS X

Nesta série especial do Showmetech analisamos, em 6 posts, como é usar um Mac da Apple no dia a dia, especialmente para trabalho, vida pessoal, jogos e como usufruir do Windows junto com o Mac OS X. Os posts irão ao ar todas as quartas-feiras, às 19:00, começando no dia 12 de fevereiro e terminando em 19 de março.

Desde o lançamento do iPod e, mais acentuadamente, depois do lançamento do iPhone, pessoas “comuns” passaram a considerar a possibilidade de comprar um computador da Apple, seja um iMac ou um Macbook Air ou Pro.

Apesar de muita gente se apaixonar pelo design dos computadores, seja desktops ou notebooks, muitos mitos acabam afastando usuários da troca dos velhos conhecidos PCs com Windows.

Nesta série de artigos vamos tentar demonstrar como é o dia a dia com um Mac como computador principal, analisando os principais usos e tentando, na medida do possível, desmistificar e esclarecer as vantagens no uso destes computadores.

Introdução

Em 2010, um conhecido precisava vender um Macbook Pro 13” com urgência para viajar. Como eu sempre tive curiosidade para brincar com um Mac, acabei comprando o notebook dele com o pensamento de mexer por algumas semanas e depois revender.

Bom, já estamos em 2014 e esse mesmo Macbook Pro continua comigo, firme e forte. Apenas alguns dias de uso foram suficientes para me converter e, no momento, não vejo a menor possibilidade de voltar para usar exclusivamente Windows.

Desde esta troca, porém, uma das perguntas que mais escuto no dia a dia é: “Mas se você tem Mac, como faz para fazer [insira aqui uma atividade comum que faz com o seu PC]?” ou a variação “Mas dá pra fazer [atividade] com um Mac?”.

E, na grande maioria das vezes, a resposta é: “Sim!”. Em alguns casos, com o complemento “Melhor até que com Windows!”.

Esta série de artigos vai mostrar como é o dia a dia na vida de um usuário avançado com um Mac como computador/sistema principal.

Windows x Mac OS X

Qual é a principal diferença?

Para quem não sabe, os computadores fabricados pela Apple (MacBooks e iMacs) rodam o sistema operacional Mac OS X. Esse sistema só roda nos computadores da Apple e os computadores da Apple só saem de fábrica com esse sistema.

A principal diferença de usar um Mac é que os aplicativos feitos para Windows não são compatíveis diretamente com o OS X (mais sobre isso ainda nesta série).

Quanto ao sistema em si, muito se discute sobre ser mais fácil de usar, melhor para alta produtividade e outras supostas vantagens. Apesar de concordar com a maioria delas, não entrarei no mérito de ser melhor ou pior que o Windows. Ficaremos com o fato de que o OS X e Windows são simplesmente diferentes.

Como é a transição?

Eu confesso que, sendo um usuário avançado de Windows desde a época da versão 3.1, imaginava que usar o Mac OS X seria como acordar em um planeta totalmente diferente. Não poderia estar mais enganado!

As interfaces dos dois sistemas possuem grandes diferenças, mas em poucas horas eu já estava totalmente habituado com o novo sistema e já sabia não só encontrar tudo que queria como configurar praticamente tudo que desejava.

Outro ponto importante a se notar é que, atualmente, praticamente todos os aplicativos mais importantes possuem versões também para o OS X. Chrome, Firefox, Photoshop, Outlook, Word, Excel, Steam, Skype, VLC… todos possuem versões oficiais para o sistema da Apple.

Para ser bem sincero, no começo eu sequer sentia que estava usando um novo sistema. Parecia mais que estava simplesmente tendo que lidar com uma nova interface, pois os apps que dominavam meu dia a dia já estavam todos devidamente instalados nas suas versões para o Mac.

Windows-vs-Mac-OS-X

Vantagens e Desvantagens

Não demorou mais do que alguns dias para que eu estivesse totalmente adaptado ao Mac OS X e ao Macbook e, passadas algumas semanas trocando entre usar o Mac nas horas vagas e o Windows na hora do trabalho eu comecei a notar como não só era mais produtivo no sistema da Apple como gostava muito mais quando estava com o Macbook.

A maior vantagem de usar um computador da Apple é que, como a empresa desenvolve tanto o hardware quanto o software, a integração é total e o aproveitamento do sistema é melhor do que um sistema com o Windows.

Na época, os dois computadores que eu tinha eram quase idênticos: processador Core 2 Duo 2.4 Ghz, 4 GB de RAM, HD de 250 GB e 5400 RPM… E, ainda assim, o Macbook parecia pelo menos umas duas gerações a frente do meu antigo Toshiba com Windows 7.

Não só o Macbook era mais rápido, mas também era mais leve, esquentava menos e tinha uma bateria que durava quase 3 vezes mais do que a do Toshiba. E essas diferenças, embora menores, existem até hoje nos casos de notebooks com configurações mais parrudas.

A maior desvantagem dos Macs está no preço. Um Mac (notebook ou desktop) sempre será mais caro que um concorrente com Windows com especificações similares. Embora hoje eu entenda que vale a pena pagar essa diferença por causa das vantagens, não dá pra negar que ela exista.

Outro ponto importante está na questão do suporte. Embora a presença da Apple no Brasil tenha aumentando, muitas das peças de seus computadores são personalizadas e mais caras. Dependendo do problema enfrentado, você terá mais dificuldade para arrumar um computador da Apple do que um com Windows.

Eu, porém, NUNCA precisei consertar nada em meu Macbook em quase 4 anos de uso, enquanto meus HPs e Toshibas nunca chegavam aos 2 anos sem passar por uma assistência.

Outra desvantagem é que, no caso de aplicativos altamente especializados, é possível que você não ache versão para Mac e tenha que usar um alternativo ou mesmo instalar o Windows.

Esta série

Este post é apenas uma introdução para o que virá. Nesta série veremos com mais detalhes vários dos pontos já citados e mais nos seguintes posts:

Na semana que vem vamos tratar exclusivamente do uso do Mac para trabalhando, analisando o uso do Office, Outlook e outras questões comumente encontradas no ambiente corporativo.

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top