Conecte-se conosco
Jogos Pesados no Mac

Apple

Especial: A vida com um Mac – Usando um Mac para jogos

Continuamos nossa série avaliando como é usar um Mac para games / jogos, dos casuais e antigos aos modernos e pesados.

Mac App Store Jogos

Nesta série especial do Showmetech analisamos, em 6 posts, como é usar um Mac da Apple no dia a dia, especialmente para trabalho, vida pessoal, jogos e como usufruir do Windows junto com o Mac OS XOs posts vão ao ar todas as quartas-feiras, às 19:00, começando no dia 12 de fevereiro e terminando em 19 de março.

Antigamente, usar um Mac significava abdicar de todo e qualquer jogo interessante de computador. A dica era: quer jogar? Compre um videogame.

Embora a situação ainda esteja bem aquém do Windows, jogar em um Mac não é mais uma experiência tão sofrível quanto já foi, especialmente agora que jogos mais simples estão em moda por causa dos iDevices.

Como nem todo gamer é igual, vamos analisar a situação para jogos causais / antigos e jogos modernos / pesados.

Jogos antigos para Mac

Jogos Casuais / Antigos

Para quem gosta de jogos mais simples ou de jogos antigos, nunca houve melhor momento para ter um Mac.

A Mac App Store tem cada dia mais jogos adaptados do iOS para o OS X e, em alguns casos, a experiência é muito melhor com teclado e mouse do que com tela touchscreen. Jogos com elementos RPG e de ação mais complexos ficam muito mais interessantes com um Mac.

Já plataformas como Steam e Good Old Games cada vez mais oferecem jogos mais simples e/ou antigos com versões adaptadas para rodar diretamente no OS X.

Você pode não ter a mesma quantidade de opções que um usuário de Windows, mas não terá falta delas quando quiser escolher um jogo no seu estilo preferido.

Jogos Pesados no Mac

Jogos Modernos / Pesados

Quando falamos de jogos mais modernos, infelizmente ter um Mac ainda significa estar muito, muito em desvantagem para usuários do Windows.

Empresas como Aspyr tem feito adaptações muito boas de jogos novos, como Civilization V, Call of Duty, Bioshock Infinity e Borderlands. Esses, porém, são escassos e costumam chegar com meses e até anos de atraso.

O Steam também possui uma versão para o OS X com uma boa biblioteca de jogos, mas não espere encontrar todos os lançamentos mais recentes lá.

Windows no Mac via Bootcamp

Uma saída: rodar Windows no Bootcamp

Como falaremos em maiores detalhes em outro post, a Apple facilita muito o trabalho de instalar e rodar Windows nativamente e, em muitos casos, os Macbooks e iMacs rodam o sistema da Microsoft melhor do que muitos concorrentes de Dell, HP, Sony e outras.

Essa opção resolve a questão das opções, uma vez que, fazendo isto, você terá acesso a todo e qualquer jogo para Windows, no Steam ou em outra plataforma.

O grande complicador desta opção, contudo, está no fato de que não é possível fazer upgrades nas placas gráficas dos Macs e a Apple não costuma oferecer opção de colocar placas gráficas high-end.

Na maioria dos casos, os Macbooks com Retina e iMacs vem com placas gráficas bem decentes, que conseguem rodar jogos de 1 ou 2 anos atrás com configurações excelentes, mas jogos mais novos somente com configurações medianas.

Conclusão

Se você é um gamer que gosta de jogar os mais recentes lançamentos e jogar games pesados com configurações no máximo, ter só um Mac provavelmente não vai te agradar. Nesta situação, a saída é comprar um videogame (minha escolha) ou montar um PC com Windows para jogos.

Se você acabou de comprar um iMac top ou um Macbook com Retina de 15” e placa Nvidia, deve conseguir rodar os últimos jogos para Windows rodando no Bootcamp com qualidade razoável, mas logo sairão jogos que exigem mais do que as placas médias que equipam os computadores da Apple podem oferecer.

Porém, se o seu perfil é de um gamer menos dedicado, saiba que atualmente existem muitas opções de jogos casuais e modernos na Mac App Store, Steam e GOG que vão garantir sua diversão por horas e horas. Nem todo mundo precisa jogar sempre os jogos lançados só nos últimos meses e, se este for o seu caso, um Mac pode muito bem te atender.

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top