Conecte-se conosco
quartz-app-featured-image

Aplicativos

Esse aplicativo exibe notícias como se fosse um chat

quartz-app-featured-image
O Facebook anunciou há alguns meses uma assistente virtual que ajuda a fazer compras com simples trocas de mensagens. Uma ideia semelhante foi posta em prática pelo site de notícias Quartz, mas ao invés de fazer compras, o usuário consome informações como se estivesse conversando. O veículo, que tem apenas quatro anos de atividade e é ligado a Atlantic Media, inova na maneira de distribuir conteúdo.

Ao contrário de apps convencionais, não há como navegar pelas notícias. As matérias passam pela curadoria de um time editorial especializado e apenas as mais importantes vão para a tela do smartphone. O aplicativo se parece com uma tela do chat do iMessage, onde você conversa com as notícias.
quartz-app.0
Ao abrir o app, uma mensagem é exibida introduzindo uma matéria. A partir daí é possível interagir de uma, duas ou três formas diferentes. Essas interações são predefinidas pelo time editorial. Às vezes o usuário reage com um emoji relacionado à história ou com uma pergunta, para que o tema seja explicado com mais detalhes. As respostas surgem em texto, imagens e até mesmo GIFs.

Há também a opção “mais alguma coisa?” que pula para a próxima notícia. O aplicativo não traz funções para salvar o artigo para depois ou botões de compartilhamentos. Basta apertar sobre uma das mensagens do Quartz para abrir a notícia completa no navegador do celular.

quartz-gifPor trás dos chats, o Quartz conta uma equipe que faz a curadoria de todo o conteúdo publicado no site e seleciona quais devem aparecer no app, além de montar a exibição da história no app. Informações urgentes chegam como uma notificação push no celular. Segundo Zach Seward, editor executivo e vice-presidente de produtos do Quartz, houve um cuidado especial para não personificar a voz editorial do veículo.

Apesar de ser uma publicação internacional, o app é divertido por mudar a forma que consumimos informações. Será interessante acompanhar a adoção de ideias semelhantes em jornais brasileiros. Por aqui, o WhatsApp já é utilizado como forma de interagir com o leitor, mas principalmente para receber alertas de acontecimentos importantes nas cidades.

O app do Quartz está disponível apenas para iOS, mas uma versão para Android já está em desenvolvimento.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top