Connect with us
girlalone

Android

Aplicativo Companion reforça segurança pessoal e permite que você seja acompanhado virtualmente até sua casa

girlalone

Andar sozinho a noite costuma ser muito perigoso. Pensando nisso, estudantes da Universidade de Michigan criaram um app para que as pessoas pudessem acompanhar os amigos ou familiares que estão indo para casa, mesmo que virtualmente.

Batizado de Companion, ele rastreia o trajeto através do GPS e manda os dados em tempo real para quem estiver acompanhando. Se o app perceber que o usuário desviou do seu caminho, caiu, foi empurrado, começou a correr ou teve os fones de ouvido desplugados, ele manda um alerta perguntando se está tudo OK.

Se não houver resposta dentro de 15 segundos, o Companion transforma o smartphone em um sistema de alarme pessoal, emitindo um alto alerta sonoro. A partir daí, quem estiver te acompanhando virtualmente receberá uma opção para chamar a polícia.

O usuário pode enviar solicitações para vários contatos ao mesmo tempo. Além disso, a pessoa que irá te acompanhar não precisa ter o app instalado, já que ela poderá te acompanhar através de um mapa no navegador. Após enviada a solicitação, um SMS chega ao contato, que pode abrir o link e iniciar a companhia.

screenshots-all-in-one

Originalmente, o Companion foi desenvolvido para acompanhar estudantes que atravessavam os campus das universidades. Eles possuem parcerias com diversas escolas dos EUA, permitindo que o departamento de segurança da instituição também seja avisada. Ainda assim, o app funciona em qualquer lugar, inclusive no Brasil.

Os usuários também podem escolher a opção “Estou me sentindo nervoso”, disponibilizada recentemente. O plano dos desenvolvedores é coletar todas essas informações e fornecê-las para as autoridades, para que elas fiquem atentas às localidades onde as pessoas mais se sentem em perigo. No futuro, as pessoas poderão especificar o porquê exatamente delas terem se sentido inseguras. O vídeo abaixo demonstra o funcionamento do Companion:

Você pode baixar o Companion gratuitamente para Android e iOS.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top