Connect with us

Geral

Estação Espacial Internacional pode ser vista a olho nu

Você sabia que a Estação Espacial Internacional pode ser vista da Terra a olho nu? Concebida para unificar os projetos de bases espaciais dos EUA, Rússia e União Européia, a ISS (International Space Station, em inglês) começou a ser construída em 1998 e até hoje recebe novas peças e módulos. Outros países também participaram do esforço, e até o Brasil já astronauta para lá em 2006…

Você sabia que a Estação Espacial Internacional pode ser vista da Terra a olho nu? Concebida para unificar os projetos de bases espaciais dos EUA, Rússia e União Européia, a ISS (International Space Station, em inglês) começou a ser construída em 1998 e até hoje recebe novas peças e módulos. Outros países também participaram do esforço, e até o Brasil já enviou um astronauta para lá em 2006.

Graças aos componentes usados na construção, quando iluminada, a ISS é o objeto mais brilhante do céu já feito pelo homem, com uma intensidade de duas a quatro vezes maior que a do planeta Vênus. Mesmo assim, ela só é visível durante o crepúsculo ou o amanhecer, uma vez que precisa refletir a luz do sol enquanto o céu ainda está escuro.

A passagem da estação pelo céu é rápida: dura entre 2 a 5 minutos, do nascente ao poente no horizonte. E, para vê-la, a NASA – agência espacial americana – dá uma ajuda, oferecendo em seu site todas as datas atualizadas em que a ISS por diversas cidades do globo. Veja abaixo a lista com algumas das cidades brasileiras:

Aracaju Bauru Belem Belo Horizonte
Blumenau Brasilia Campina Grande Campinas
Cascavel Curitiba Florianopolis Fortaleza
Jacarei Joao Pessoa Limeira Macae
Manaus Maraba Natal Patos de Minas
Piracicaba Pocos de Caldas Porto Alegre Recife
Ribeirao Preto Rio Claro Rio de Janeiro Salvador
Santa Maria Santos Sao Luis Sao Mateus
Sao Paulo Teresopolis Tiete Tres Pontas
Vila Velha Vitoria da Conquista

Para outros países e cidades, consulte a página da NASA.

Rodrigo Gosling é engenheiro de telecomunicações, professor, mestrando e editor do Showmetech. Apaixonado por tecnologia, só troca um bom gadget por um pote de doce de leite.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top