Connect with us
fim-da-guerra

Geral

Estamos perto do Fim das Guerras?

Há quem defenda que a guerra está acabando. Por outro lado, temos visto inúmeros conflitos locais pelo mundo. Veja algumas estatísticas.

fim-da-guerra
Dá para acreditar que estamos vivendo um dos períodos mais pacíficos da história da humanidade? Sim, apesar de atrocidades e guerras civis em andamento, os conflitos tem sido menos impactantes em relação ao passado. É justamente isso que o pessoal do canal Kurzgesagt no YouTube tenta provar com números.

O número de mortos em conflitos está diminuindo e a população do mundo vem crescendo constantemente. Explorando as motivações das guerras, o vídeo dá uma grande aula de história em poucos minutos, com imagens muito bem produzidas. Veja abaixo:

Especialistas compartilham da mesma ideia. Por exemplo, o canadense Steven Pinker, de 60 anos, professor de psicologia da universidade americana de Harvard, demonstra com estatísticas que a humanidade está num momento de paz em seu livro “Os anjos bons da nossa natureza”.

Há também quem contrarie essas ideias. Em 2001 os Estados Unidos invadiram o Afeganistão, dois anos depois houve a invasão do Iraque, seguido pela Síria e Líbia. Além disso, ainda há marcas da Guerra Fria: segundo os últimos dados divulgados, os EUA continua investindo pesadamente em armamento nuclear e possui mais de 5000 ogivas operacionais. A Rússia possui mais de 3500 ogivas operacionais. Ainda há a atuação do Estado Islâmico, registros de terrorismo e guerras religiosas.

Na última edição da nossa newsletter semanal, recomendei um vídeo com uma temática semelhante e que oferece dados comparativos. Neil Halloran construiu gráficos interativos e um vídeo muito didático sobre as mortes na Segunda Guerra Mundial, exibindo os danos das batalhas importantes e comparando os números com outros conflitos que acontecem hoje. Você pode ver abaixo:

Você acha que estamos chegando ao fim das guerras?

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top