Conecte-se conosco
notebook-samsung-style-s40-intel (3)

Chromebooks

Estilo e qualidade direcionam o mercado de Notebooks

Para a Samsung, consumidores buscam cada vez mais design, praticidade e desempenho, alavancando segmento premium de computadores portáteis

notebook-samsung-style-s40-intel (3)

Notebook Samsung Style S4: fazendo escola em design e performance.

Não foi somente o uso de notebooks que cresceu no Brasil nos últimos anos: a exigência dos consumidores também aumentou. Hoje, graças à velocidade da era digital, usuários buscam aparelhos que facilitem cada vez mais as suas vidas e que acompanhem seu ritmo acelerado, noutras palavras: computadores portáteis, mais compactos e mais eficientes.

Segundo um estudo da consultoria IDC Brasil, dos cerca de 4 milhões de aparelhos vendidos no país em 2015, 15% eram modelos de faixas de preço mais elevadas – contra apenas 3% de 2014. Mas quais características deste nicho atraíram tanto os usuários? Para a Samsung, dona de um amplo portfólio de notebooks, são dois pontos principais:

Design

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sim, o primeiro grande diferencial está na atenção ao design. Além de serem feitos de materiais diferentes, modelos dessa categoria são mais leves e finos. O Samsung Style S40 é um exemplo: feito de liga de alumínio, ele pesa menos de 1 Kg e tem pouco mais de 1 cm de espessura.

A tendência chegou também a modelos de outras categorias de notebooks, que também estão com as dimensões cada vez menores. O Samsung Chromebook 3, recentemente lançado pela empresa, oferece uma proposta para um perfil diferente, do usuário sempre conectado, mas também é leve e fino: tem pouco mais de 1 Kg e apenas 1,79 cm de espessura. E mesmo ocorre até com aparelhos voltados para a família, como os da linha Essentials, não passam muito dos 2 Kg.

Desempenho

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outro ponto que se destaca em notebooks do segmento premium são os componentes internos, que garantem bom desempenho sem comprometer a bateria. A lista de componentes também inclui uma memória flash SSD, que dá acesso mais rápido a arquivos, e telas com maior resolução, como Full HD (1920×1080 pixels). O display do Samsung Style S40 vai ainda mais longe, com resolução WQXGA (2.560 x 1.600 pixels).

Essa também é uma característica que começa a se fazer presente em outras categorias. Aparelhos da linha Essentials da Samsung já contam com memória RAM e processadores que atendem sem problemas às demandas diárias, enquanto os da linha Expert têm configurações para tarefas que demandam ainda mais.

Mais exigência

O conjunto acaba por formar um computador para um perfil que irá utilizá-lo principalmente no trabalho – e que também reflete o aumento na exigência do consumidor brasileiro, que está cada vez mais atrás de design aliado a desempenho e praticidade. Tanto que algumas características dos modelos do segmento premium já aparecem, à sua maneira, em aparelhos de outras categorias, feitas para atender as exigências de diferentes perfis.

Interessou? Listamos os melhores preços para os Notebooks e Chromebooks citados nesta matéria, na Loja do Showmetech.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Chromebooks

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top