Conecte-se conosco
Tutorial: como excluir arquivos temporários do Windows

PCs com Windows

Tutorial: como excluir arquivos temporários do Windows manualmente

Aprenda como excluir arquivos temporários do Windows manualmente de 4 maneiras diferentes neste tutorial e libere espaço em disco no seu PC.

Tutorial: como excluir arquivos temporários do Windows

Seu computador está com o disco cheio? Existem muitas formas de liberar espaço no Windows, mas a melhor delas é se livrando dos arquivos temporários do sistema.

Os arquivos temporários do Windows são criados pelo sistema quando você abre um programa de edição, como o Microsoft Word, por exemplo.

Ao abrir vários documentos, estes programas criam um arquivo temporário em seu computador para salvar os dados que você está editando em cada um. Quando você vai imprimir alguma coisa, um arquivo temporário também é criado, e por ai vai…

Quando você menos espera, alguns GB do seu HD já sumiram. No caso, 7,10 GB, para ser mais preciso.

excluir arquivos temporários do Windows

Em meu computador, os arquivos temporários ocupavam 7,10 GB de espaço em disco

Existem programas que limpar o lixo para você, como o CCleaner, por exemplo. Entretanto, neste tutorial vamos aprender como deletar arquivos temporários no Windows manualmente de 4 formas diferentes.

Como excluir arquivos temporários do Windows 10 (método novo)

Este novo recurso está presente apenas no Windows 10, e permite limpar arquivos temporários, a pasta de downloads, lixeira e até versões anteriores do Windows.

  1. Abra as configurações, clicando no Menu Iniciar e depois no ícone de Configurações, ou simplesmente pressionando Windows+I no seu teclado.
  2. Navegue até Sistema > Armazenamento, ou use a busca e digite “armazenamento” e selecione a opção.
  3. Agora escolha a partição onde o Windows está instalado. Geralmente ele fica no disco (C:).
  4. Role a lista para baixo e selecione a opção “Arquivos temporários”.
  5. Marque a caixa “Arquivos temporários”, e caso queira, marque as opções: “Pasta Downloads”, “Esvaziar lixeira” e “Versão anterior do Windows” para eliminar os seguintes itens.

Explicando as opções:

A “pasta Downloads” contém tudo que você baixou em seu computador durante o uso: fotos, músicas, vídeos e programas, então esteja ciente que quer realmente esvaziar esta pasta.

“Esvaziar lixeira” vai apagar em definitivo os arquivos que você já exclui do computador.

A “Versão anterior do Windows”, quando está disponível, indica que você atualizou seu computador a partir de uma versão anterior do sistema, como Windows 8, ou restaurou as configurações do seu PC. O Windows mantém os arquivos caso você deseje voltar atrás.

  1. Após selecionar o que deseja eliminar, basta clicar em “Remover arquivos” para excluir os arquivos.

Esta é a maneira padrão de remover os arquivos temporários do Windows, no entanto, existem outras formas mais rápidas de se fazer isso.

Excluir arquivos temporários usando o Executar

Esta é a maneira mais rápida, e a minha favorita. Siga o procedimento e rapidamente conseguirá se livrar dos arquivos temporários.

Existem várias formas de acessar o “Executar” do Windows. Você pode digitar “Executar” na caixa de pesquisa e selecioná-lo, ou clicar com o botão direito do mouse no Menu Iniciar e selecionar a opção, ou ir diretamente para ele com o comando Windows+R.

Comando Executar do Windows

Com o Executar aberto digite %temp% e dê Enter.

diretório de arquivos temporários do Windows

Você vai abrir o diretório onde o Windows guarda os arquivos temporários. Agora você apagar os arquivos que achar necessário, ou simplesmente selecionar todos e excluir.

Para excluir definitivamente qualquer arquivo do Windows sem enviá-lo para a lixeira usa-se o comando Ctrl+Delete.

Excluir arquivos temporários usando o prompt

Com o comando executar você também pode excluir os arquivos temporários pelo prompt de comando do Windows e se sentir um “hacker” por alguns segundos.

promp de comando do Windows

  1. Entre no executar, digite cmd e pressione Enter.
  2. Com o prompt de comando aberto, digite (ou copie e cole) o comando a seguir:

del /q/f/s %temp%\*

  1. Depois, pressione Enter.

Excluir arquivos temporários usando a limpeza de disco

Limpeza de disco do Windows

Outra opção clássica, e uma das mais antigas, é excluir os arquivos temporários do Windows enquanto realiza uma limpeza de disco.

  1. Vá até “Meu Computador”, ou “Este Computador” no Windows 10, clique com o botão direito do mouse no disco (C:), ou onde o Windows estiver instalado, e em Propriedades.
  2. Seleciona a “Limpeza de Disco“, e aguarde alguns segundo enquanto o assistente de limpeza calcula os arquivos que podem ser excluídos.
  3. Após, selecione os arquivos que deseja excluir e pressione Ok. O sistema fará o resto por você.

Gostou das dicas? Compartilhe este tutorial com seus amigos.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de PCs com Windows

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top