Conecte-se conosco
Facebook-Instant-Articles-4

Notícias

Facebook começa a exibir matérias diretamente no feed de notícias

O Facebook anunciou o Instant Articles, uma ferramenta que permite aos veículos de comunicação publicarem matérias interativas diretamente na rede social.

Facebook-Instant-Articles-4
O Facebook anunciou nesta quarta-feira (13) o Instant Articles, uma ferramenta que permite aos veículos de comunicação publicarem matérias interativas diretamente na rede social. Basicamente, o usuário não será mais redirecionado para o site do jornal e permanecerá no aplicativo.

Segundo o Facebook, as notícias levam oito segundos, em média, para serem carregadas no navegador do smartphone. Este é o tipo de conteúdo mais lento para ser visualizado. Com o conteúdo hospedado em seus próprios servidores, os artigos serão abertos de maneira “instantânea”, já que serão pré-carregados à medida que você navega pelo feed de notícias.
Facebook-Instant-Articles-2
Uma das maiores sacadas do Instant Articles é a interatividade das reportagens. Será possível visualizar imagens em alta resolução, observar os detalhes com o zoom e controlar o ponto de visualização movimentando o smartphone. Os textos também podem exibir mapas interativos, vídeos com reprodução automática e comentários em áudio. O famoso artigo Snow Fall do The New York Times certamente serviu de inspiração para a criação da novidade.

Os usuários verão que as notícias que fazem parte do Instant Article possuem uma capa animada, como se fosse um GIF, chamando mais a atenção ao nanegar pela timeline.

Para o lançamento, o Facebook fechou parceria com grandes veículos: The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC News, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel Online e Bild.
Facebook-Instant-Articles-3
Em um momento em que o jornalismo passa por dificuldades, essa parece ser uma saída interessante, apesar de conceder muito poder para o Facebook (que tem tirado o tráfego de muitos veículos). Uma forma que a rede social encontrou para atrair os grandes nomes foi garantir que a receita obtida através do Instant Articles seja repassada para os donos do conteúdo. Caso o próprio veículo gerencie os anúncios exibidos, ele terá 100% da renda, caso a publicidade exibida for gerada pelo Facebook, receberão 70% dos lucros.

Inicialmente, os artigos poderão ser lidos apenas no aplicativo do Facebook para iOS, mas em breve haverá uma atualização na versão para Android. O vídeo abaixo demonstra detalhadamente como a novidade funciona:

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Notícias

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top