Connect with us

Redes Sociais

Facebook e Google iniciam “Guerra Contra a Mentira”

Google e Facebook prometem melhorar, imediatamente, suas ferramentas para impedir que notícias falsas se espalhem de forma viral.

As redes sociais são ótimas formas de encontrar amigos, relembrar amizades e até conhecer um broto. O problema é que elas também são um celeiro de mentiras, com informações falsas espalhadas como verdadeiras. Desde a semana passada, Facebook e Google iniciaram uma guerra contra este dilema: a mentira.

Trump é exemplo deste problema

Um exemplo forte para o severo problema de mentiras que estão no Facebook, Google está na eleição de Trump. Este horizonte é tão verdadeiro que até mesmo Trump reconheceu a importância de redes sociais, dentro de sua corrida pela Casa Branca. Isso ocorreu dentro de uma entrevista ao programa 60 Minutes, do canal americano CBS News.

trumpwillwin-notext

No Facebook um exemplo era o suposto apoio ao então candidato pelo Papa Francisco. Algo que nunca ocorreu, mas que tornou-se viral em pouco tempo. No Google, um dos primeiros resultados sobre uma pesquisa feita sobre “o resultado final da eleição de 2016”, levava para um site que afirmava que Trump já havia passado Hillary em votos populares.

Como isso vai acontecer?

O Google comentou na semana passada que vai banir dos resultados do buscador, sites que estão espalhando falsas notícias. O gigante das buscas pretende impedir que conteúdo patrocinado de notícia falsa, apareça no topo das buscas. Pouco tempo depois o Facebook comentou algo parecido, focando seus esforços em impedir que conteúdo falso e que é patrocinado no feed, apareça para você.

Um representante do Facebook comentou ao jornal americano The New York Times, que a equipe da rede social continuará de olho em informações falsas. Junto disso, o Google comentou que aprimorará sua já existente ferramenta de filtro. Com ela, o buscador pretende melhorar imediatamente a lista de sites que não podem aparecer com conteúdo patrocinado, dentro da busca.

De qualquer forma, é um alívio notar que notícias falsas terão menor espaço em redes sociais. Antes tarde do que nunca!

Jornalista formado, amante de tecnologia desde pequeno. Faz muito tempo que já escreve sobre tecnologia. Nintendista por paixão e entusiasta dos drones (só falta dinheiro para ter um Mavic Pro).

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top