Conecte-se conosco
flipboard_windows

Aplicativos

Facebook, Flipboard, Foursquare, entre outros, são anunciados para Windows 8

Apps oficiais do Facebook, Flipboard, Foursquare e mais chegarão ainda este ano na Windows Store e Windows Phone Store

windows_store

Esta semana a Microsoft está promovendo seu evento voltado a desenvolvedores Build em San Francisco, Califórnia e várias novidades a respeito dos ecossistemas da empresa (Windows/Windows Phone/Xbox) tem surgido diariamente.

Na quarta-feira, durante a abertura, o CEO Steve Ballmer anunciou a disponibilidade do primeiro preview do Windows 8.1 e detalhou as características da atualização. Embora as melhorias no Windows 8.1 sejam bem-vindas, a falta de aplicativos-chave na Windows Store é um dos motivos que dificultam a adoção do sistema por consumidores interessados em tablets e outros dispositivos com interfaces sensíveis ao toque – problema que também afeta o Windows Phone.

Portanto, a notícia dada pela empresa de que Facebook, Foursquare e Flipboard estão preparando aplicativos nativos para seu sistema operacional foi recebida com entusiasmo por usuários e desenvolvedores do Windows 8.1.

Não foram divulgados detalhes a respeito da data de lançamento e poucas imagens foram divulgadas, mas acredita-se que todos estes apps estejam na Windows Store quando a versão final do Windows 8.1 chegar aos usuários. Ballmer não esclareceu se o aplicativo oficial do Facebook para Windows está sendo desenvolvido pela rede social de Mark Zuckerberg ou pela própria Microsoft, como já acontece com o app para Windows Phone 8, mas segundo Josh Constine do TechCrunch, o Facebook pretende fazer o trabalho ele mesmo.

flipboard_windows

Já o app Flipboard não só está sendo produzido pela própria startup, como ganhou um pequeno teaser (vídeo abaixo). O CEO do Flipboard Mike McCue afirmou que “esta será a melhor versão do Flipboard possível” e permitirá a leitura, criação e compartilhamento de revistas pelos usuários, assim como nas versão para iOS e Android. O Windows Phone 8 também receberá o app.

Embora não tenha sido apresentado na abertura do evento, o aplicativo oficial do Foursquare foi exibido durante um dos inúmeros workshops do evento, rodando em um tablet com Windows 8.1. Esta será a primeira vez que a startup de localização nova-iorquina desenvolve um app exclusivo para tablets (a versão para Android teve apenas uma adaptação para se adequar a telas maiores).

foursquare_windows

A Disney também expandiu seu suporte à plataforma Windows com o lançamento de seus títulos mais recentes (“Monsters University”, “Temple Run: Oz” e “Wreck It Ralph”) previsto para próximo trimestre e “Where’s My Mickey?” já disponível na Windows Store.

Além destes “grandes”, Voxer, Mint, OpenTable, Keek, Rockmelt e Raphsody também decidiram apostar na plataforma da empresa e disponibilizaram aplicativos para Windows e/ou Windows Phone. Embora nem todos tenham apelo aos usuários brasileiros, estes apps demonstram a importância que o Windows tem ganhado entre os desenvolvedores.

Para a Microsoft, o seu sistema é “claramente” a 3ª opção do mercado e concorrentes como BlackBerry e Ubuntu não a ameaçam. A Windows Store possui mais de 80 mil aplicativos, enquanto a Windows Phone Store conta com mais de 145 mil apps disponíveis.

Fontes: The Next Web, Neowin, Flipboard, Microsoft.

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top