Conecte-se conosco
facebook graph search

Ciência e Tecnologia

Facebook apresenta o Graph Search

Facebook lança Graph Search, uma busca social que usa as informações da rede e do bing (Microsoft) para trazer dados relevantes para os usuários.

facebook graph search

O Facebook lançou hoje em um evento no meio da tarde uma nova ferramenta de buscas: o Facebook Graph Search (ainda sem nome em português). No momento, ela foi disponibilizada apenas para uma pequena quantidade de usuários. Veja abaixo o vídeo introdutório:

Para quem nunca ouviu falar, o Graph Search nada mais é do que uma busca por informações dos seus amigos e contatos na rede social que sejam relevantes para você. Baseado nos likes e informações postadas por seus amigos, informações públicas do Facebook e dados do Bing (ferramenta de busca da Microsoft), o Facebook irá montar respostas que sejam relevantes para as perguntas dos usuários. Veja alguns exemplos:

  • Quem gosta de andar de bicicleta?
  • Quem mora em São Paulo?
  • O restaurante Churrascaria é bom?
  • Quem é o contato João?

Testando o serviço, fiz a pergunta “Quem mora na mesma cidade que eu?“. A resposta que o Facebook me deu está abaixo, como ele chegou nessas pessoas? Qual a ligação entre elas? Não sei, mas ele também fez sugestões de pessoas que não são meus amigos:

Exemplo Facebook Graph Search

Muita gente pode estar preocupada com a questão de privacidade, uma vez que o Facebook volta-e-meia usa informações de maneira indevida. Por esta razão, representantes da rede aproveitaram a apresentação para informar que, atualmente, 10% do poder computacional do site está direcionado para privacidade e segurança. Segundo eles, privacidade e segurança são grandes preocupações do Facebook.  A informação e o aceso a ela será devidamente controlado pela rede, garantindo que dados que o usuário não quer que sejam pesquisáveis não sejam encontrados por outros usuários.

Seria o Graph Search um Google Killer?

Não, o Graph Search provavelmente será mais usado pelas pessoas para buscar informações relevantes dentro do próprio Facebook e não como ferramenta de buscas pela web como ocorre com o Google. Ambos estarão trabalhando em conjunto e, provavelmente, serão complementares. Ainda assim, o Google tenta cada vez mais fazer com que os resultados das buscas sejam cada vez mais relevantes para o usuário que o acessa, usando inclusive informações de compartilhamentos e da rede social Google+.

Para solicitar o acesso, visite o site do Facebook Graph Search.

Android harduser, já passei por literalmente todas as versões do Android. Lista de aparelhos que ja tive: HTC G1 (1.0, 1.5, 1.6), Motorola Milestone (2.0, 2.1, 2.2), Nexus S (2.3, 4.0), Galaxy Nexus (4.0, 4.1), Galaxy SIII (CM10.1), Galaxy S4 i9505 (CM11) e os atuais, Moto X 4.4.2 e Asus Transformer (3.2, 4.0). E tem também o outro lado, que gosta de fugir da loucura que é São Paulo e se esconder no meio do mato!

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top