Conecte-se conosco
Facebook começa a testar encriptação de ponta-aponta no Messenger

Facebook

Facebook testa encriptação de ponta-a-ponta no Messenger

Facebook está testando a encriptação de ponta a ponta no Messenger; a empresa parece estar chegando por último na corrida de dar mai segurança aos usuários

Facebook está testando encriptação "end-to-end" no Messenger

Facebook está testando encriptação “end-to-end” no Messenger

O Facebook parece estar chegando por último na corrida de encriptação de ponta-a-ponta no seu mensageiro, o Messenger.

A empresa de Mark Zuckerberg anunciou nesta sexta-feira que está testando encriptação “end-to-end” com uma base pequena de usuários. Ainda no verão americano, mais ou menos em agosto, todo mundo já poderá usar o serviço sem restrições.

Com isso, qualquer um poderá começar uma “conversa secreta”, onde a única pessoa que terá acesso a esses dados será quem receber a mensagem e mais ninguém, nem mesmo o próximo Facebook.

“Nós colocamos as pessoas em primeiro lugar de tudo o que fazemos no Messenger, e hoje nós estamos começando a testar uma nova opção para para dar maior apoio a usuários que precisem ter conversas muito importantes. Suas mensagens e ligações pelo Messenger já tem um forte sistema de segurança – o Messenger usa canais de comunicação seguras (assim como bancos e compras em sites), além das poderosas ferramentas do Facebook que ajudam a bloquear spam e malware.”

Essa é uma tentativa da empresa de mostrar para os usuários que eles estariam “mais seguros” ao conversar pelo Messenger, sem se preocupar em ter os seus dados interceptados. Pelo menos, é isso o que diz a nota do Facebook em seu site oficial.

“Nós ouvimos de vocês que existem momentos que as pessoas querem mais segurança – talvez em conversas com informações secretas como doença ou um problema de saúde que você quer contar para amigos e familiares confiáveis, ou até mandando informações sobre uma conta bancária.”

O Facebook também lançou um vídeo mostrando a novidade:

Por que a encriptação de ponta-a-ponta é tão importante?

A criptografia de ponta-a-ponta é importante – e empresas como WhatsApp, Apple e Telegram adotam -, porque é uma maneira de mostrar ao usuário que as companhias não estão o espionado. Esse tipo de “segurança extra” garante que a conversa está de fato sendo mantida entre quem manda e quem recebe a mensagem, sem intermédios.

Assim, cada mensagem que você manda tem um cadeado e uma chave e apenas quem está na conversa tem o acesso – e isso é feito automaticamente quando há encriptação de ponta a ponta, para tudo o que você disser estar seguro.

 

21 anos, paulistano e estudante do último ano de jornalismo na Cásper Líbero. Trabalha na Rede Globo e é editor do Showmetech, escrevendo principalmente sobre Apple e Pokémon | @joseadorno

Comentários

Mais de Facebook

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top