Connect with us

Ciência e Tecnologia

Fairphone, o smartphone ecológico, é apresentado em Londres

O “Fairphone” é um aparelho ecológico, ético e justo. O smartphone possui um design e desempenho similar ao dos produtos das grandes empresas.

"Fairphone", o smartphone ecológico, é apresentado em Londres / JUSTIN TALLIS / AFP

Uma ‘start-up’ holandesa apresentou em Londres, o Fairphone (telefone justo na tradução literal): um aparelho ecológico, ético e justo. O smartphone possui um design similar ao dos produtos das grandes empresas do setor e promete um desempenho parecido com o dos concorrentes.

A grande diferença é que o Fairphone respeita “valores” relacionados ao meio ambiente, ao comércio justo e à transparência na cadeia produtiva, além de ter uma certificação na origem dos componentes.

Fairphone é fábricado de forma sustentável e socialmente correta

O projeto, lançado há três anos pelo designer holandês Bas van Abel, foi em parte financiado por uma arrecadação de fundos realizada diretamente com os futuros proprietários do aparelho, que desembolsaram 325 euros sem nunca ter visto o produto.

O Fairphone, que será equipado com o sistema Android, ainda está em fase de testes e as primeiras unidades serão entregues em dezembro. Um total de 25 mil unidades foram colocadas à venda e mais de 15 mil já foram comercializadas.

Admitindo que é “impossível” produzir um telefone “100% justo”, Bas van Abel disse que pretende “despertar as consciências” e “influenciar” as grandes companhias, frequentemente acusadas de recorrer a minerais originários de regiões em guerra e fabricar seus aparelhos com condições de trabalho execráveis.

Fairphone 2

Inspirado pela ideia de “mudar as coisas de dentro do sistema”, o “Fairphone” é fabricado na China, mas em uma fábrica onde os operários podem trabalhar em boas condições por um salário maior que o normal. Os minérios usados na fabricação também são de minas certificadas.

No campo ambiental, o telefone é, em parte, reciclável, fácil de consertar, terá uma bateria substituível e poderá portar dois cartões SIM para evitar que o usuário precise de dois aparelhos.

Especificações técnicas:

  • Tela:  4,3″ com dragontrail glass que é ultrafino e resistente a riscos
  • Processador: Mediatek 6589 chipset – Quad core CPU
  • 16 GB de memória interna para músicas, apps, jogos, etc
  • Câmera: Frontal de 1.3 megapixels e traseira de 8 mp
  • Sistema Operacional: Android OS (4.2 Jelly Bean)

 Veja um vídeo explicativo sobre o conceito do Fairphone (em inglês): 

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top