Connect with us

Geral

Flipboard ou Google Currents: Qual o melhor gestor de conteúdo para seu smartphone e tablet?

Melhorar a leitura de notícias em smartphones e tablets sempre será um desafio. Organizar feeds, melhorar o compartilhamento em redes sociais e a maneira como o conteúdo é visto é prioridade para estes aplicativos. São inúmeras opções, dentre elas estão o Flipboard e o Google Currents, disponíveis tanto para iOS (iPhone e iPad) como para Android.

A idéia de ambos os gestores de conteúdo é semelhante: transformar suas informações e feeds de notícia em uma espécie de revista digital, que cabe na tela do seu smartphone ou tablet. O diferecial entre eles está na forma que a informação é organizada.

O Flipboard é muito conhecido, principalmente pelos usuários do iOS, plataforma onde se consolidou. O aplicativo para Android foi visto pela primeira vez no lançamento do Galaxy SIII, da Samsung, mas ficou indisponível oficialmente até a liberação do seu beta na semana passada (falamos sobre isso aqui). Seu foco é bem interessante, por ele não se tratar apenas de um agregador de feeds. Ele é, na verdade, um agregador de compartilhamento social. Nele, é possível acompanhar suas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, 500px e LinkedIn) e o Google Reader e lembra muito uma revista, inclusive em conteúdo. Porém, só é possível adicionar feeds disponíveis pelo aplicativo. Sua interface é dinâmica e o compartilhamento, rápido. Com um deslizar do dedo na tela, é possível regressar à página anterior, como num iPod Nano.

Já o Google Currents conta com armas poderosas: Sincronização com o Google Reader, possibilidade de adicionar um feed ou RSS de qualquer portal, tradução do conteúdo para 38 idiomas diferentes, leitura offline e uma espécie de Trendics Topics para matérias mais lidas em 8 países. Além disso, há versões exclusivas para tablets e smartphones, diferente do Flipboard, que para Android possui apenas a versão smartphone.

Particularmente, a distinção é bem simples: Se você é uma pessoa mais ligada às redes sociais e e-mails, praticamente não larga seu smartphone ou não possui um tablet Android e não costuma alterar seus feeds, o Flipboard é, sem dúvida, a melhor opção. O diferencial do Currents está justamente do outro lado da moeda, com uma proposta de compartilhamento baseada em aplicativos instalados no aparelho, e não apenas licenciados por ele. Além disso, possui versões para smartphone e específica para tablets para os dois OS (iOS e Android).

Como usuário, leio muito mais em meu celular que em meu tablet. Por isso optei pelo Flipboard em meu smartphone e o Currents em meu Tablet. E você, usa algum destes gestores de conteúdo? Conte-nos o que acha de cada um!

(Obrigado Alisson Dias pela imagem criada especialmente para o ShowMeTech!)

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top